20º ano do curso de Psicologia é comemorado na Semana Acadêmica

Psicologia e Práticas emergentes: desafios contemporâneos; com essa temática, o Curso de Psicologia do Centro Universitário de Itajubá – FEPI realizou, de 21 a 23 de agosto, a Semana Acadêmica comemorou o aniversário de 20 anos do curso.

Com assuntos voltados às áreas de interesse dos alunos, o evento proporcionou também, a integração do curso com a comunidade, sendo aberto para ex-alunos e profissionais da área.

“É sempre um prazer estar com os alunos em eventos, mas este certamente é especial pela comemoração de 20 anos do curso, que todos esses anos tem formado profissionais respeitados no mercado e confirmado na prática, sua qualidade” disse a Magnifica Reitora, Profª Ma. Cidélia Maria Barbosa Lima que emocionou-se relembrando a origem do curso, os primeiros coordenadores, e professores que colaboraram com sua criação.

A Coordenadora do Curso de Psicologia, Profª Drª Rosana Mohallem declarou: “É um com muita honra recebemos pessoas tão especiais que fizeram e fazem parte do curso, agradeço aos gestores, professores, e alunos por essa história com momentos de muita aprendizagem e afeto”. Em seguida, exibiu um vídeo com fotos dos eventos principais e de todas as turmas que se formaram ao longo desses 20 anos.

A palestra de abertura, ministrada pelo Prof. Dr. Aidecivaldo Fernandes de Jesus. Falou das “Contribuições da Psicologia na sociedade contemporânea: reflexões e desafios”, destacando o papel do psicólogo ante a uma sociedade cada vez mais ansiosa, que exige o máximo de rapidez nas respostas e soluções, não necessariamente, respeitando o tempo do próprio corpo assimilar o conflito vivido. “Nosso desafio é desconstruir o senso comum, cabe a ciência fazer a retomada da criatividade, ideias pré-concebidas são prejudiciais” E complementou: “os conflitos da humanidade continuam os mesmos basicamente, só que potencializados, aumentando nosso desafio enquanto profissionais da saúde, precisamos acolher as diferenças para saber como lidar com elas”. E em seguida, os presentes puderam participar de um coquetel em comemoração ao aniversário do curso.

No segundo dia da semana acadêmica, o Psicólogo e Psicanalista, ex-aluno da FEPI, Renne Nunes, levou os alunos a reflexões sobre “Um estado crônico de infelicidade e os tempos modernos. Após Renne, Louise Campos também ex-aluna da instituição, relatou sua experiência atuando no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social citando os desafios, perspectivas e impasses.

“Psicologia e práticas emergentes: um diálogo entre a ética e a epistemologia”, foi a palestra ministrada pelo Psicólogo Reinaldo da Silva Júnior, membro do CRP – Conselho Regional de Psicologia. Ele elogiou a postura da FEPI em abrir as portas para o conselho, promovendo debates e reflexões importantes para o crescimento do curso.

A Profª Drª Carine Naldi Sawtschenko encerrou o ciclo de palestras falando sobre o Plantão psicológico em Fenomenologia Daseinsanalítica: território de desconstrução.

Além das palestras ocorreram minicursos: Psicossomática, Arteterapia e Mal-estar na Civilização: emoção, pensamento e elaboração.

A semana acadêmica foi organizada por uma comissão formada por alunos de vários períodos do curso. “Foi um prazer fazer parte disso e poder promover um evento tão rico, com temas atuais e tão diversificados, sugeridos pelos colegas; crescemos em vários aspectos” disse Juliana Zaroni Pinto, presidente da comissão.

Em todos os dias do evento, no intervalo para o coffee break os alunos do curso puderam se expressar por meio da arte, expondo fotografias, pinturas, poemas, danças e músicas.