Alunas e ex-alunas do curso de Medicina Veterinária publicam artigo na revista V e Z

 

As alunas do Curso de Medicina veterinária Lucymary Santana Lima e Phoena Vieira Lima, juntamente com a ex-alunas e Médicas Veterinárias Amanda Ribeiro de Souza Andrade, Nydianne d’Angelis Rodrigues e Monytchely Vieira Lima publicaram na revista V e Z nº 138, um artigo técnico sobre: “Teste de sensibilidade antimicrobiana realizado nos principais agentes causadores de mastite contagiosa e ambiental em uma propriedade leiteira”.

A demanda surgiu quando a ex-aluna e Médica Veterinária Amanda Andrade começou a ter problemas com tratamento de mastite na fazenda de sua propriedade. A mastite é uma das principais afecções que acomete o gado leiteiro, trazendo prejuízos tanto na produção, quanto na qualidade do leite produzido, além de fazer com que ocorra gastos com medicamentos, tratamentos e descarte de leite e animais.

Segundo a aluna Lucymary Santana Lima “O objetivo principal do trabalho foi mostrar a importância de utilizar antibiograma logo quando a doença é detectada, assim já identificamos qual tipo de patógeno está infectando o gado. Quando a detecção da doença é tardia, fica mais difícil tratarmos, além do risco de passar para os outros animais”.

A coordenação do curso parabeniza todos os envolvidos na pesquisa.