Alunos do 3º período do curso de Sistemas de Informação apresentam trabalhos sobre segurança de redes

No dia 06/06 os alunos do 3º período do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Itajubá – Fepi, apresentaram o projeto desenvolvido na disciplina Projeto Integrador, ministrada pelo Professor Leandro Duarte, eles precisaram desenvolver projetos relacionados ao tema: segurança de redes.

Foi uma experiência foi muito interessante, sobretudo para mim, é a primeira vez que ministro uma disciplina de projeto integrador, foi um desafio legal e, a minha avaliação, acompanhando a evolução deles ao longo do semestre, foi muito positiva, eles puderam por em prática todos os conceitos básicos que viram nas demais disciplinas ao longo do período. Essa nova roupagem no ensino tem tudo para ser um sucesso até a conclusão deles; é um diferencial que fará a diferença para esses alunos no Trabalho de Conclusão de Curso, na redação de artigos, para os que gostarem da área acadêmica; no mercado, pois saberão estruturar de maneira correta um problema, um projeto, certamente eles estarão um passo à frente” disse o Professor Leandro Duarte.

Sobre o desenvolvimento do projeto, o aluno Lucas Alves explicou: “Nós recebemos um problema real, um cliente solicitando um serviço em que era pedido que localizássemos possíveis vulnerabilidades no sistema descrito; fizemos todo o mapeamento e passamos relatório para o cliente mencionado. Nós já conhecíamos algumas ferramentas, mas não sabíamos a respeito de vulnerabilidades, aplicamos o que já sabíamos e pesquisamos muito para aprender a respeito do que não conhecíamos, essa forma de aprender é muito mais fácil, apesar de desafiadora, conseguimos ver todo o conteúdo visto em sala, na prática”.

O coordenador do curso de Sistemas de Informação, Prof. André Duarte ressaltou a qualidade dos trabalhos: “Essa nova abordagem pedagógica que estamos utilizando nos cursos do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, permite que nossos alunos desenvolvam sua capacidade de resolver problemas para o mercado de trabalho de forma mais natural. A cada Projeto Integrador vemos a maturidade pessoal sendo sedimentada e como resultado temos apresentações cada vez mais profissionais.”