Alunos do 8º período do curso de Ciências Biológicas visitam a cervejaria e destilaria MusA

No dia 26 de outubro de 2019, os alunos do último ano do curso de Ciências Biológicas, realizaram uma visita técnica monitorada à MusA Agroindustrial Ltda, uma empresa tradicional da região, que produz, além de cerveja, gin, cachaça e licores frutados, utilizando frutas da região da Serra da Mantiqueira.  A visita possibilitou a visualização prática, dos conteúdos de processos fermentativos industriais relativas à disciplina de Biotecnologia.

Os alunos puderam conhecer sobre o processo biotecnológico que se utiliza de microrganismos fermentadores para produção do etanol das bebidas. No estudo do processo de fabricação da cerveja, os alunos aprenderam sobre a germinação da cevada, feita para que o próprio grão, produza as enzimas α-amilase e a β-amilase que estimula a liberação dos açúcares, gerando o malte “verde”, que após a secagem ou torrefação se tornará o Malte. Foi possível visitar uma plantação de lúpulo, erva aromática, adicionada para corrigir diferenças de sabor na cerveja, além de conhecer o fermento biológico utilizado na receita da cervejaria, que são leveduras da espécie Saccharomyces cerevisiae. Foi possível conhecer também, o bananal que fornece as bananas utilizadas na famosa cachaça de banana.

Os alunos conheceram todas as etapas de produção e puderam observar de perto a rotina do biólogo que escolhe como caminho profissional, a biotecnologia na indústria de alimentos e bebidas.