Alunos do curso de Engenharia Mecânica fazem visita técnica a empresa Mahle Metal Leve S.A

No dia 28/11/19 os alunos do 4º período do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Itajubá – FEPI visitaram a empresa Mahle Metal Leve S.A na cidade de Itajubá.

O foco da visita foi observar as instalações industriais de uma indústria manufatureira de grande porte, identificando os tipos de compressores utilizados na geração de ar comprimido e os reservatórios (buffers) aplicados. Também foram analisadas as torres de resfriamento, caldeiras à vapor, ventiladores das linhas de exaustão, subestação de energia elétrica, torres utilizadas como caixa d’água, as unidades de resfriamento dos fluídos refrigerantes do processo de manufatura (chillers) e as estações de Tratamento de Efluentes (ETE’s).

Os alunos também puderam fixar a aplicação das cores adequadas para a identificação das tubulações aplicadas no transporte de ar comprimido, água, vapor, produtos químicos, efluentes, gases e rede para combate a incêndio.

Como também visitaram umas das mini fábricas da planta, onde puderam observar o processo de manufatura para a fabricação de anéis de pistões, com os vários maquinários utilizados nos processos convencionais, como retificadoras e lapidadoras, além de máquinas de processos especiais, como fornos de nitretação gasosa e PVD. Neste local também foi apresentado a gestão do chão de fábrica do sistema Mahle de Produção.

Ao final do evento os alunos relataram a importância da visita, que permitiu um maior entendimento dos conceitos apresentados nas aulas teóricas, contribuindo para a fixação do aprendizado, além de propiciar uma visão geral do funcionamento de uma indústria. Também afirmaram que as visitas técnicas as industrias são de suma importância para o curso de Engenharia Mecânica, fortalecendo o curso como um todo para atingir seu objetivo de formar profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho.

O Prof. Marcio de Oliveira, coordenador do curso de Engenharia Mecânica apontou que estas visitas técnicas em empresas são importantíssimas para o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento dos alunos do curso nas áreas da Engenharia Mecânica. A coordenação agradece o apoio da Empresa Mahle para que a visita se concretizasse.