scaneie o código ou clique aqui

Curso de ciências biológicas faz levantamento faunístico e florístico da mata do centro veterinário da FEPI

Durante o segundo semestre de 2019, os alunos do 3º e 4° períodos do curso de ciências biológicas, realizaram aulas à campo, com objetivo de catalogar as espécies biológicas do fragmento de mata em frente ao centro veterinário, terreno recém adquirido pelo Centro Universitário de Itajubá-FEPI.

O estudo, realizado de forma interdisciplinar, envolveu as disciplinas de Ecologia e Zoologia, com objetivo de obter conhecimento que auxiliará no planejamento das medidas para facilitar a regeneração da área, que de maneira natural, sem interferência humana, pode levar décadas.

A atividade aprimorou e desenvolveu habilidades importantes ao profissional que vai a campo, como a coleta de espécimes de plantas, rastreio    e observação do comportamento dos animais encontrados no ecossistema natural, procura por impressões de patas que indiquem quais animais se deslocam por ali, prensagem e secagem de amostras de plantas para identificação da espécie, realização de censos de espécies de animais ameaçados e observação de seus padrões de comportamento e interações.

Atuar diretamente na natureza é essencial para os cientistas monitorarem adequadamente as transformações ambientais. Totalmente práticas, as aulas permitiram o estudo da fauna e flora, da taxonomia e da sistemática in loco, o que favorece a capacidade de observação e aprendizagem efetiva dos alunos.

Após as coletas de dados, que foram realizadas em quatro incursões à campo, foi elaborado um relatório final que trará informações importantes para o conhecimento da biodiversidade da região. Esta experiência prática, será bagagem aos futuros biólogos que almejam atuar na gestão e consultoria ambiental.