Curso de Ciências Biológicas realiza Aula de Campo da disciplina de Ecologia no Observatório Pico dos Dias em Brasópolis

 

No dia 04/05/2019, os alunos do curso de Ciências Biológicas, acompanhados do Professor Flávio de Vasconcelos Camargo, realizam uma aula à campo, sobre os conteúdos relativos a disciplina de ecologia na reserva ambiental do Observatório Pico dos Dias na cidade de Brasópolis.

A aula objetivou o levantamento de espécies endêmicas, exóticas e nativas da região, com caráter multidisciplinar: os alunos observaram a diversidade de espécies vegetais, animais e fungos macroscópicos onde foi possível reconhecer espécies representantes de diversos filos.

A reserva ambiental do observatório é gerida e preservada pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e por isso, tornou-se um laboratório vivo, onde as espécies habitam livremente, quase sem interferência humana e isto criou um rico espaço para pesquisa científica, que vem sendo utilizado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da FEPI para realização de Iniciação Científica e desenvolvimento de diversos trabalhos de conclusão de cursos, artigos científicos e aulas práticas à campo. O prof. Flávio que acompanhou a turma, realiza pesquisa há seis anos nessa área e ressalta a importância de novos biólogos pesquisadores para atuar na preservação e estudo da diversidade de áreas como estas, em que as interações ecológicas entre os organismos que lá habitam auxiliam na manutenção da biodiversidade da região onde vivemos.