Ciências Biológicas

O curso

O curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) do Centro Universitário de Itajubá é voltado para a formação profissional nas áreas ambiental, saúde pública e pesquisa. O curso é oferecido no período noturno e tem duração de quatro anos, com carga horária total de 3200 horas, entre aulas práticas de laboratório e de campo. Estas atividades são de grande importância na formação do profissional em Ciências Biológicas, uma vez que este profissional, independente da sua área ou setor de atuação, muito provavelmente estará envolvido, em maior ou menor grau, com atividades de pesquisa. Além das aulas práticas e teóricas, os acadêmicos de Ciências Biológicas deverão cumprir um mínimo de 400 horas de estágios supervisionados e 140 horas de atividades complementares durante as quais terão oportunidade de executar e conhecer os fundamentos reais da carreira que escolheram. Devido a grande abrangência das Ciências Biológicas, os acadêmicos terão a oportunidade de cumprir estágio em muitas áreas e locais e optar por aqueles de sua preferência. O ingresso no curso de é feito anualmente, por meio de vestibular realizado nos meses de novembro, dezembro e janeiro. São oferecidas 50 vagas por ano.

Modalidade: Bacharelado
Carga horária: 3200 horas
Duração do curso: 4 anos
Turno: Noturno
Vagas: 50 vagas
 

Diferencial do curso

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas desenvolve-se em duas etapas paralelas:

A primeira tem como meta sedimentar um sólido corpo de conhecimentos básicos sobre as Ciências Biológicas no aluno, a fim de prepará-lo para seu futuro desenvolvimento como biólogo e pesquisador. Enfatiza as bases fundamentais da diversidade biológica, ecologia, evolução e biologia molecular, em conformidade com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas.

A segunda etapa procura desenvolver no aluno o perfil de pesquisador, considerado como chave para o sucesso na carreira de biólogo. Este desenvolvimento é realizado por meio de atividades de estágio, produção de monografia e atividades extracurriculares. Da mesma forma, as atividades realizadas dentro das disciplinas priorizam a ênfase na importância da pesquisa, tanto laboratorial quanto bibliográfica, e da utilização crítica e construtiva do conhecimento. O Bacharelado em Ciências Biológicas do Centro Universitário de Itajubá visa formar biólogos com um sólido conhecimento nos fundamentos das Ciências Biológicas, com capacidade para continuar seu aprofundamento nesta área e com preparo para atuar conscientemente, construtiva e criticamente como profissional e pesquisador com ênfase na área ambiental.
 

 

 

Profissão

Segundo o Conselheiro Francisco César de Sá Barreto, relator do Parecer nº CNE/CES 1301/2001 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas:

“A biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto os profissionais formados nesta área do conhecimento têm papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza.”

Nas últimas décadas vem-se observando um crescimento acelerado no ritmo das novas descobertas nas Ciências Biológicas, principalmente nas áreas de Genética e Biologia Molecular e de Ecologia e Meio Ambiente. Diante deste contexto e em parte motivado por demandas de ordem ambiental, tecnológicas e de saúde fica evidente a existência de uma crescente demanda de profissionais qualificados na área biológica, os quais terão importância fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico nas próximas décadas.
 

Áreas de atuação e mercado de trabalho

As Ciências Biológicas têm passado, principalmente nas últimas três décadas, por rápidos avanços tanto no que se refere ao seu corpo de conhecimentos quanto na sua abrangência, fazendo desta uma das mais promissoras áreas de desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do início do século XXI.
Como exemplos, o desenvolvimento da genética e da biologia molecular, com todas as suas promissoras implicações na medicina, na biotecnologia e na agropecuária, o crescente interesse, tanto cultural quanto econômico, na preservação do meio-ambiente e no manejo e usos racionais dos recursos naturais e a procura constante por novos produtos matérias primas e fontes energéticas de origem natural.
Tais avanços têm gerado um aumento do interesse do mercado por profissionais da área de Ciências Biológicas para a criação e condução de projetos de pesquisa, Centros e programas de preservação ambiental, Estudos de impacto ambiental, programas de saúde pública em empresas públicas e privadas, centros de pesquisa públicos e privados, indústrias, terceiro setor, etc.
 

Locais de Estágios

O curso de Ciências Biológicas a partir de convênio conforme legislação específica, autoriza estágios em diversas áreas relacionadas ao perfil de bacharel:

-  Centros de pesquisa públicos e privados,
-  Empresas públicas e privadas,
-  Reservas ambientais,
-  Terceiro setor – ONGs,
-  Secretarias municipais, estaduais,
-  Programas federais, estaduais e municipais de preservação ambiental e estudos relacionados à área de biologia,
-  Programas de saúde pública,
- Consultoria Ambiental.

Laboratório

O curso de Ciências Biológicas desenvolve suas atividades práticas nos seguintes laboratórios:

-  Química,
-  Bioquímica,
-  Microbiologia,
-  Zoologia,
-  Biotecnologia,
-  Microscopia,
-  Anatomia,
-  Herbário,
-  Viveiro de mudas,
-  Análises clínicas,

 

Sobre o curso

Turno: Noturno
Duração: 4 anos
Período : Semestral
Coordenador: Prof. Me. Flávio de Vasconcelos Camargo

Prof. Me. Flávio de Vasconcelos Camargo
Tour virtual