Educação Física

O curso

O curso de graduação em Educação Física, do Cento Universitário de Itajubá confere grau de bacharel aos seus graduados. Devido ao crescente reconhecimento dispensado ao profissional de Educação Física e à sua área de atuação, as instituições de ensino superior cada vez mais têm se preocupado em criar em seus quadros de formação, cursos profissionais, que contemplem essa área de interesse. Por se tratar de um curso que pretende atuar academicamente qualificando seus alunos com a formação em Bacharelado e por buscar oferecer um constante aprimoramento dos docentes, promovendo a melhor qualificação possível dos discentes, todas as atividades curriculares ou extra-curriculares estarão alicerçadas sobre a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. O curso de graduação em Educação Física está estruturado de forma a contemplar em seu currículo uma variedade de disciplinas devidamente organizadas, segundo um sistema seriado semestral.

Modalidade: Bacharelado em Educação Física
Carga horária total: 3.219 horas
Duração do curso: 4 anos
Turno: Matutino
Vagas: 50
Conceito no MEC: 4
 

 

 Coordenação

Prof. Dr. Alexandre de Souza e Silva

Graduação: Educação Física (UNITAU)

Especialização: Fisiologia do Exercício (UNIFESP/EPM)

Mestrado: Ciências Biológicas (UNIVAP)

Doutorado: Ciências do Desporto (UTAD)

E-mails:
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Corpo Docente

Prof. Dr. Alexandre de Souza e Silva

Profa. Dra. Amanda de Carvalho P. Moraes

Prof. Dr. Danillo Barbosa

Prof. Me. Fábio Luís Figueiredo Fernandes

Prof. Me. Fábio Vieira Lacerda

Profª. Ma. Gislene Guimarães Garcia Tomazini

Prof. Me. Hugo Politano

Profa. Ma. Jasiele Aparecida Oliveira Silva

Prof. Me. José Jonas de Oliveira

Profa. Ma. Laiz Furlan Balioni

Prof. Dr. Luis Henrique Sales Oliveira

Prof. Me. Marcos Antônio de Olivas

Profa. Dra. Maria Isabel Cardozo da Silva Bueno

Prof. Me. Ricardo de Melo Dias

Prof. Me. Ronaldo Júlio Baganha

Prof. Me. Sílvio César Cristóvão


 

 

Áreas de atuação e mercado de trabalho

O Curso de Bacharel em Educação Física do Centro Universitário de Itajubá oferece aos seus alunos, através de um currículo acadêmico bem elaborado e voltado às exigências do mercado profissional, um ensino de qualidade, capacitando-os para atuar em diversos segmentos da sociedade, como: centros de condicionamento físico, clínicas, clubes, academias, hoteis, personal training, esportes de aventura, entre outros.
O Brasil, nesta década, vai sediar vários eventos esportivos como: Copa das Confederações de Futebol, Copa do Mundo de Futebol, Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos. Portanto, o esporte no país vai crescer ainda mais e a profissão que está diretamente ligada ao esporte é a Educação Física (bacharel). Além disso, a profissão na área da saúde cresce e abre novos mercados, devido a importância da atividade física para a qualidade de vida.
Segundo pesquisas realizadas por renomados Institutos, uma das carreiras mais promissoras para os próximos dez anos é a do profissional de Educação Física.


Profissão

Com a regulamentação do Profissional de Educação Física, em 1998, através da criação do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF e dos Conselhos Regionais – CREFs e a valorização e importância que a sociedade tem dado à prática de exercícios físicos e dos esportes como busca de qualidade de vida, saúde, convívio social e lazer, tem ocorrido um crescimento significativo pela procura de profissionais de Educação Física.
Atualmente, com um mercado de trabalho que se apresenta cada vez mais competitivo, a Educação Física emerge como uma das mais atraentes e promissoras carreiras profissionais. Entretanto, o mercado de trabalho mostra-se mais exigente, privilegiando os profissionais com qualificação acadêmica.


Locais de Estágios

Os estágios ocorrem nas academias, clínicas e clubes da cidade e região.

Educação continuada

O aluno do curso de Educação Física do Centro Universitário de Itajubá, após a conclusão do curso, tem a opção de buscar o ensino continuado, se aprimorando e qualificando ainda mais para o mercado de trabalho e visando assim maior inserção na profissão. Dentre o ensino continuado, podemos destacar o curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo e Musculação e Treinamento Funcional Personalizado, oferecido na Instituição.


Laboratórios

O curso de Educação Física do Centro Universitário de Itajubá utiliza os seguintes laboratórios:

Anatomia Humana
Bioquímica
Reabilitação Pulmonar
Microscopia e 
Academia FEPI.

 

Sobre o curso

Turno: Matutino
Duração: 4 anos
Período : Semestral
Coordenador: Prof. Me. Alexandre de Souza e Silva

Prof. Me. Alexandre de Souza e Silva
Tour virtual