
Engenharia Civil
- O curso
- Corpo Docente
- Mercado de Trabalho
- Educacional
- Fale com o Coordenador
O Curso
O curso de Engenharia Civil da FEPI está há mais de 40 anos, enriquecendo o mercado da construção civil em todo o país com profissionais competentes. O aluno que ingressar no curso terá a oportunidade de obter conhecimentos específicos em diversas áreas: edificações, estruturas, estradas, barragens, saneamento básico, gerenciamento de obras, desenvolvimento de projetos e outros. Sempre procurando atender a ascensão e a dinâmica do mercado de trabalho, o curso de Engenharia Civil da FEPI busca proporcionar aos seus alunos diversas atividades teóricas e práticas tais como iniciação científica, participação em seminários e feiras, trabalhos comunitários, visitas técnicas. As aulas práticas do curso são desenvolvidas em modernos laboratórios, equipados com novos instrumentos e máquinas.
Com o objetivo de complementar o conhecimento dos alunos em áreas específicas, a Engenharia Civil da FEPI oferece também cursos de extensão e pós-graduação atendendo às necessidades de um aprendizado enriquecido por assuntos técnicos e científicos aprimorando conhecimentos, habilidades e atitudes de seus alunos.
A atividade de monitoria também é parte fundamental da proposta de trabalho do curso. Assim, as aulas de monitoria são ministradas pelos próprios professores das disciplinas ou por alunos selecionados.
O conhecimento do conteúdo específico e a busca constante de seu aperfeiçoamento sempre foram considerados requisitos fundamentais para nossos professores, para que possam contribuir com nossos alunos na descoberta de conhecimentos que os habilite a serem autônomos, críticos e excelentes profissionais.
Modalidade: Bacharelado
Carga Horária Total: 3801 horas
Carga horária geral com optativa: 3834 horas
Duração: 5 anos – 10 semestres
Turno: Diurno
Número de vagas: 50
Coordenação
Corpo docente
Profª Me. Gabriela Cardoso de Faria
Prof. Me. João Plácido Deliame Dastre
Prof. Esp. Newton Barbosa
Profª Simone Christiane Ramalho Sigoli
Prof. Me. Thales Leandro Berti Sarlas
Prof. Me. Thiago Amaro Vicente
Prof. Me. Tiago Rodrigues dos Santos Nogueira
Prof. Dr. Vander Alkimin
Prof. Me. Vinícius Antônio Montgomery de Miranda
Áreas de atuação de mercado de trabalho
Com mais de 40 anos, o Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Itajubá tem procurado se manter atualizado e atento aos desafios. A demanda pelo profissional é crescente e o desenvolvimento nacional depende fortemente das atividades desempenhadas pelo Engenheiro Civil, em projetos ou execução, nas diversas áreas da produção. O anuário EXAME divulgou que até o ano de 2010 os investimentos seriam nas seguintes áreas:
* Construção de adutoras para abastecimento de água em diversos municípios; obras de saneamento, implantação de novas barragens e açudes no país; ampliação e modernização dos aeroportos do país; ferrovias que estão em projeto ou em construção, ampliação, implantação e reforma de hidrovias; ampliação e construção de metrôs em todo país; construção de pontes e viadutos no país; 107 mil quilômetros é a extensão total das rodovias onde serão implantadas obras de melhoria; conclusão de obras viárias em projeto ou em construção no país; investimento pelas concessionárias privadas nos próximos 25 anos em manutenção de estradas.
Com estes dados fica claro que o país tem grande necessidade de profissionais da Engenharia Civil não apenas para cumprir as metas acima listadas, que são relativas somente à infra-estrutura, não tendo sido relacionadas às obras na área de habitação, saúde e educação.
Profissão
Locais de estágio
Empresas do ramo de Engenharia Civil.
Laboratórios
Educação continuada
Turno: Diurno
Duração: 5 anos
Período : Semestral
Coordenador: Prof. Me. Demarcus Werdine
