Engenharia de Produção

O Curso

É a engenharia que desenvolve, trabalha, administra todo processo produtivo de uma empresa. Ela integra recursos humanos e recursos técnicos e faz todo o gerenciamento para otimizar os resultados. É a engenharia que veio suprir uma necessidade que o mercado tinha de formar um engenheiro que tenha uma visão holística capaz de integrar todas as outras engenharias e otimizar o resultado operacional. É a engenharia que mais cresce e que mais emprega no Brasil.

Modalidade: Bacharelado
Carga Horária Total: Duração do Curso: 5 anos – 10 semestres

Perído Matutino: 50 vagas

Período Noturno: 100 Vagas

 

 

Áreas de atuação

Existem várias perspectivas e possibilidades de inserção profissional. O engenheiro de produção poderá atuar em toda cadeia produtiva de empresas de produção de bens e ou de serviços.

-  Indústria automobilística;
-  Indústria alimentícia;
-  Indústria aeronáutica;
-  Indústria de equipamentos;
-  Empresas de transporte aéreo, marítimo, construção, hospitais, consultoria em geral;
-  Instituições e empresas públicas tais como Correios, Petrobras, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, empresas privadas de petróleo, usinas de açúcar, empresas de telefonia, agro-indústria, Bancos, Seguradoras, Fundo de pensão, etc.

1.  GESTÃO DA PRODUÇÃO  1.1. Gestão de Sistemas de Produção; 1.2. Planejamento e Controle da Produção; 1.3. Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos; 1.3.1. Arranjo físico de Máquinas, Equipamentos e Facilidades; 1.3.2. Movimentação de Materiais; 1.4. Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais; 1.5. Gestão da Manutenção; 1.6. Simulação da Produção; 1.7. Gestão de Processos Produtivo; 1.7.1. Gestão de Processos Produtivos Discretos; 1.7.2. Gestão de Processos Produtivos Contínuos; 1.7.3. Gestão da Automatização de Equipamentos e Processos; 1.7.4. Planejamento de Processos Produtivos.

2.  GESTÃO DA QUALIDADE  2.1. Controle Estatístico da Qualidade; 2.2. Normalização e Certificação para a Qualidade; 2.3. Organização Metrológica da Qualidade; 2.4. Confiabilidade de Equipamentos, Máquinas e Produtos; 2.5. Qualidade em Serviços.

3.  GESTÃO ECONÔMICA  3.1. Engenharia Econômica; 3.2. Gestão de Custos; 3.3. Gestão Financeira de Projetos; 3.4. Gestão de Investimentos.

4.  ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO  4.1. Organização do Trabalho; 4.2. Psicologia do Trabalho; 4.3. Biomecânica Ocupacional; 4.4. Segurança do Trabalho; 4.5. Análise e Prevenção de Riscos de Acidentes; 4.6. Ergonomia; 4.6.1. Ergonomia do Produto; 4.6.2. Ergonomia do Processo.

5.  GESTÃO DO PRODUTO  5.1. Pesquisa de Mercado; 5.2. Planejamento do Produto; 5.3. Metodologia de Projeto do Produto; 5.4. Engenharia de Produto; 5.5. Marketing do Produto.

6.  PESQUISA OPERACIONAL  6.1. Programação Matemática; 6.2. Decisão Multicriterial; 6.3. Processos Estocásticos; 6.4. Simulação; 6.5. Teoria da Decisão e Teoria dos Jogos; 6.6. Análise de Demandas por Produtos.

7.  GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL  7.1. Avaliação de Mercado; 7.2. Planejamento Estratégico; 7.3. Estratégias de Produção; 7.4. Empreendedorismo; 7.5. Organização Industrial; 7.6. Estratégia de Marketing; 7.7. Redes de Empresas e Gestão da Cadeia Produtiva.

8.  GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL  8.1. Gestão da Inovação; 8.2. Gestão da Tecnologia; 8.3. Gestão da Informação de Produção; 8.3.1. Sistemas de Informações de Gestão; 8.3.2. Sistemas de Apoio à Decisão.

9.  GESTÃO AMBIENTAL  9.1. Gestão de Recursos Naturais; 9.2. Gestão Energética; 9.3. Gestão de Resíduos Industriais.

10.  EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO  10.1. Estudo do Ensino de Engenharia de Produção; 10.2. Estudo do Desenvolvimento e Aplicação da Pesquisa em Engenharia de Produção; 10.3. Estudo da Prática Profissional em Engenharia de Produção.
 

Profissão

“Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos, especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia".
 

Mercado de trabalho

Existem várias perspectivas e possibilidades de inserção profissional. O engenheiro de produção poderá atuar em toda cadeia produtiva de empresas de produção de bens e ou de serviços.

-  Indústria automobilística;
-  Indústria alimentícia;
-  Indústria aeronáutica;
-  Indústria de equipamentos.

O município de Itajubá possui um dos maiores distritos industriais da região do Sul de Minas Gerais, com indústrias de grande e médio porte, concentradas principalmente no setor de tecnologia e, gerando milhares de empregos.
Dentre as principais indústrias do município podemos destacar: HELIBRAS, única fabricante de helicópteros da América latina; IMBEL, indústria estatal de armamento bélico; MAHLE, fabricante de autopeças; ALCOA do Brasil fabricante de autopeças; AREVA, fabricante de transformadores; CABELAUTO do Brasil, fabricante de autopeças; STABILUS, indústria de complementos automotivos; COMPEX, fabricante de produtos de informática; EMDEP do Brasil, fabricante de autopeças; FANIA, fabricante de autopeças; HIGIDENT do Brasil, indústria de cosméticos; INTERMEC, fabricante de produtos de informática; INTERWAY, fabricante de produtos de informática; IRMÃOS FERRINI, indústria alimentícia; MAFITA (atual FRIVASA), indústria frigorífica; NEUROTEC, indústria biomédica e tecnologia; ÔMEGA, indústria de micro-mecânica; SISVÔO, indústria de componentes eletrônicos; USIMICRONS, fábrica de ferramentas; ALPHA DIGI, fabricante de equipamentos de segurança; INTERMEC, fabricante de produtos de automação; USINAGEM MOABE (Usinagem industrial), entre outras.
 

Locais de Estágios

Indústrias dos mais diversos ramos: metal-mecânica metalúrgicas, siderúrgicas, autopeças, montadoras, etc;
Empresas prestadoras de serviço (instituições financeiras, telefônicas, logística, etc;
Empresas comerciais (grandes redes de varejo, hipermercados, comércio, etc.

Educação continuada

Neste mundo de muitas mudanças aqueles que têm sede de aprender vão herdar o futuro. A educação continuada deve estar sempre presente na vida das pessoas. Por isso, recomendamos aos alunos para se planejar e fazer cursos de extensão, de aperfeiçoamento, de pós-graduação etc. Devemos sempre buscar o conhecimento e acompanhar a evolução.
 

Laboratórios

O curso de Engenharia de Produção conta atualmente com os seguintes laboratórios disponíveis, para a realização de aulas práticas:

Laboratório de Automação: Utilizado para a realização de projetos de sistemas automatizados envolvendo Controladores Lógicos Programáveis, Redes Industriais, Pneumática e Eletropneumática. Oferece aos alunos módulos de desenvolvimento de aplicações pneumáticas e eletropneumáticas, além de sensores, atuadores e controladores necessários à compreensão dos sistemas automatizados presentes em processos contínuos e discretos.

Laboratório de Física: Projetado para atender às aulas práticas, que permitem aos alunos compreender melhor os fenômenos físicos, que ocorrem na natureza em geral e no ambiente em que vivemos.

Laboratório de Metrologia: Equipado com vários equipamentos de medição que permitam realizar controles dimensionais e de acabamento superficial, em peças metálicas ou não.

Laboratório de Química: Destina-se principalmente às aulas práticas de química. Os alunos podem conduzir vários experimentos, identificando os vários tipos de reações, suas características e aplicações que estas podem ter em processos industriais. Os alunos podem também aplicar os conhecimentos adquiridos no entendimento dos processos químicos industriais.

Laboratório de Processamento de Dados LPD: Equipado com computadores e softwares da última geração que permitem elaborar projetos de desenvolvimento e de melhoria. Nestes laboratórios são ministradas as aulas de informática CAD e CAM. Os alunos têm a oportunidade de utilizar a tecnologia da modelagem sólida paramétrica, baseada em características construtivas (features); desenvolvimento de projetos com o uso de técnicas de modelagem sólida paramétrica; criação de modelos sólidos paramétricos de peças e conjuntos mecânicos; criação de desenhos técnicos a partir de modelos sólidos paramétricos.

Laboratório de Fenômenos de Transporte: Equipado com um sistema hidráulico, que permite realizar diversos ensaios e medições de pressão, temperatura, vazão, etc.

Laboratório de Fabricação Mecânica: Equipado com várias máquinas e equipamentos para a fabricação de peças. Entre as máquinas estão os tornos CNC, fresadoras CNC e também máquinas convencionais como furadeiras, plainas etc. Os alunos podem simular e executar a fabricação de peças, protótipos etc.

Laboratório de Eletricidade: Equipado com diversos equipamentos que permitem aos alunos montar circuitos elétricos e realizar medições de tensão, corrente, etc. Os alunos têm a oportunidade de fazer simulações e testes para reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula.

 

Sobre o curso

Turno: Diurno e Noturno
Duração: 5 anos
Período : Semestral
Coordenador: Prof. Me. Danillo Lopes Nunes

Tour virtual