Letras

O curso

O curso de Letras da FEPI completa 50 anos em 2015, confirmando-se como um dos mais tradicionais cursos de ensino superior da região.
As atividades do curso de Letras são desenvolvidas em sala de aula e em situações de campo, propiciando ao aluno o domínio da língua portuguesa e da língua inglesa, bem como o conhecimento e a análise de manifestações literárias produzidas nesses idiomas.
 
A estrutura curricular de Letras privilegia o desenvolvimento da reflexão crítica e valoriza a iniciação científica. Nesse processo, articulam-se e complementam-se o ensino, a pesquisa e a extensão. Além da formação profissional, busca-se promover a formação integral do aluno. Para atingir esse objetivo, há uma série de ações que o levam a envolver-se com questões socioculturais e atividades acadêmico-científicas.
 
Modalidade: Licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas.
Carga Horária Total: 3.608 horas.
Estágio Supervisionado: 600 horas.
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 210 horas.
Vagas: 50

Mercado de trabalho

Áreas de Atuação
 
Encontra-se em alta o mercado de trabalho na área de Letras. O curso forma um profissional habilitado para atuar na docência de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura nas escolas de ensino fundamental e ensino médio, bem como para trabalhar como assessor cultural, crítico literário, pesquisador, revisor de textos e roteirista. O licenciado em Letras pode trabalhar também com projetos educacionais, legendas, dublagens de filmes, programas de televisão, treinamento linguístico de funcionários de instituições diversas, além de poder desenvolver atividades na área administrativa de empresas. Há que se destacar ainda a atuação como tradutor, tão valorizada nos tempos atuais. 
É importante realçar que, ao realizar um curso de pós-graduação na área, o profissional de Letras pode também lecionar no ensino superior.
 
Estágio
O Estágio Supervisionado é o procedimento didático que tem por finalidade colocar o discente em contato com a atividade docente a fim de possibilitar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões para o exercício do magistério. O campo de atuação para o estágio da licenciatura em Letras é o da educação básica, estendendo-se do 6º ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
O estágio é realizado em escolas públicas e privadas e prevê a supervisão tanto de professores da instituição formadora quanto de profissionais da instituição que recebe o estagiário.
 
 
 
Educação Contínua
 
O aluno de Letras é conscientizado a respeito da importância de dar continuidade à sua formação após a graduação, podendo optar por cursos de especialização ou de mestrado e, posteriormente, doutorado.
Vários egressos de Letras fazem a pós-graduação em “Leitura, produção e revisão de textos: teoria e prática”, oferecida pelo Centro Universitário de Itajubá – FEPI.
Também há muitos alunos que, após se formarem, optam por ingressar no mestrado. Essa opção é facilitada por meio dos eventos realizados pelo curso, nos quais os alunos estabelecem contato com professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior.
 
Eventos Internos
 
 
DIA DOS NAMORADOS DIFERENTE
 
Todo mês de junho o curso de Letras realiza o Dia dos Namorados Diferente, um evento artístico-cultural que conta com a participação de alunos de todas as turmas do curso e é prestigiado por toda a sociedade itajubense. Os discentes apresentam parte de seus conhecimentos literários e linguísticos por meio de encenações, declamações, músicas e outras formas de expressão artística. A temática do evento é o amor, nas suas mais variadas acepções: amor carnal, amor filosófico, amor entre amigos, amor pela liberdade, amor através dos tempos, entre outros amores.
 
 
 
 
 
Conheça algumas atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do Curso de Letras.
  
 
 
 
Sobre o curso

Turno: Noturno
Duração: 4 anos
Período : Semestral
Coordenador: Profa. Dra. Alba Helena Fernandes Caldas

Tour virtual