Medicina Veterinária

O curso

O graduado em Medicina Veterinária, pelo Centro Universitário de Itajubá deverá apresentar formação generalista com relação ao exercício de sua profissão, estando apto para compreender e traduzir as necessidades da população nos diferentes campos específicos de atuação: Saúde Animal e Clínica Veterinária, Higiene e Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Zootecnia, Produção e Reprodução Animal, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente.

Modalidade: Bacharelado
Carga Horária Total: 4.200 horas
Duração do Curso: 5 anos – 10 semestres
Período: Diurno
Vagas: 60
 

Diferencial do curso

O curso de Medicina Veterinária está localizado na cidade de Itajubá, sul de Minas Gerais, na região do Alto Vale do Sapucaí. Esta região ainda conserva características agropecuárias e vestígios da Mata Atlântica, o que possibilita a realização de estágio em fazendas, haras e granjas, além de laticínios e frigoríficos. O cenário diversificado para a realização dos estágios e desenvolvimento de práticas é o diferencial para o Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá. Em nosso curso, o estágio supervisionado está fragmento em cinco níveis, de modo que os alunos possam conhecer as diferentes áreas de atuação profissional.
 

Depoimentos de alunos e ex-alunos

"Estou trabalhando com agronegócio na cidade de Pouso Alegre – MG, prestando assistência farmacológica para produtores da região. Disputei a vaga do emprego com outra médica veterinária formada PUCC-Poços. Durante a entrevista foram feitas 10 perguntas sobre Farmacologia, consegui responder 9 questões, enquanto que minha colega, pelo nervosismo, respondeu somente uma".
Marco Antônio de Carvalho - médico veterinário
 

"Graças ao apoio e competência da Instituição, nós recebemos a carteira profissional com apenas três meses, o que nos garante maior credibilidade perante o mercado de trabalho e nos coloca de igual pra igual junto aos demais profissionais da área".
Leonardo José Rennó Siqueira - médico veterinário

Áreas de atuação e mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o médico veterinário é amplo e competitivo. A atuação em clínica médica continua a ser uma boa alternativa para os profissionais recém formados, principalmente pelo fato dos seres humanos estarem mais apegados aos animais pet nos últimos anos. Os animais passaram a conviver no ambiente familiar e receberam maior valor sentimental. Porém o mercado saturado de petshops obriga o médico veterinário buscar áreas específicas da clínica médica (endocrinologia, fisioterapia, oftalmologia, dermatologia etc) para assegurar retorno financeiro, além da saúde animal.
O constante volume de exportação de carne exige maior participação dos médicos veterinários nas propriedades rurais, com recursos biotecnológicos da reprodução e melhoramento genético e nas indústrias com a finalidade de inspecionar as carcaças e evitar a disseminação de doenças como a vaca louca, febre aftosa e gripe aviária. O consumidor aumentou seu nível de exigência na higiene de alimentos, a produção de ovos e leite precisa ser fiscalizada nas granjas e fazendas, nos laticínios e estabelecimentos comerciais.
A preocupação mundial com a responsabilidade social exige um médico veterinário habilitado, para atuar na preservação do meio ambiente, com visão humanitária no salvamento dos animais selvagens, e na cultura dos animais domésticos para evitar degradação dos ecossistemas. Em órgãos públicos, o profissional pode garantir a segurança sanitária da população desenvolvendo campanhas de posse responsável e de prevenção de zoonoses. Além disso, as perícias têm sido alvo da solicitação de empresas e de autoridades judiciais.
O desenvolvimento científico mundial proporciona a inserção do médico veterinário nas empresas farmacêuticas, para desenvolvimento de medicamentos e kits diagnósticos.
Com destaque, o médico veterinário que alcançar a formação generalista, evitando uma visão especialista durante a graduação, estará mais bem preparado para as oportunidades do mercado de trabalho.
 

Profissão

Na verdade todo o interesse pela profissão parece começar com uma brincadeira de criança ou um carinho especial pelo cãozinho que está há anos na família. Mas para quem pretende seguir a carreira de Médico Veterinário, não pode somente possuir carinho e atração pelos cães, pois a profissão exige atividades que venceram o limite do tratamento dos animais.
O Médico Veterinário tem a missão de preservar a saúde animal e, desta forma, exerce a medicina preventiva que assegura a completa precaução das doenças infecto-contagiosas. O profissional também está apto para intervir cirurgicamente e corrigir alterações congênitas ou provenientes da ação do meio externo.
Nos últimos anos a profissão deu um salto em busca de tecnologia e invadiu o mercado das indústrias alimentícias e de radiodiagnósticos. Além de modernos aparelhos de tomografia para diagnóstico da saúde dos animais, o Médico Veterinário deve assegurar a saúde dos seres humanos garantindo que um alimento de boa qualidade chegue à mesa dos consumidores.

Educacional

O Hospital Escola de Medicina Veterinária ocupa uma área total de 19.800 metros quadrados, sendo 782 metros de área construída, distribuídos entre os setores:
- Administrativo
- Atendimento Clínico
- Cirúrgico de Pequenos e Grandes Animais
- Auxiliar de Diagnóstico

O Hospital Veterinário, comumente chamado pelos alunos do curso, oferece serviços de clínica médica e cirúrgica, ambulatoriais, contando com infra-estrutura e equipamentos para internação, atendimento médico e cirúrgico de pequenos e grandes animais. Além disso, contribui para o desenvolvimento sustentável da agropecuária da região do Sul de Minas, por meio de visitas técnicas às propriedades rurais conveniadas aos programas das prefeituras municipais.

Laboratórios

Biotério;
Hospital Escola de Medicina Veterinária;
Laboratório de Bioquímica;
Laboratório de Biotecnologia;
Laboratório de Bromatologia;
Laboratório de Higiene e Tecnologia de Alimentos;
Laboratório de Microbiologia;
Laboratório de Microscopia;
Laboratório de Zoologia e Anatomia Animal.

Sobre o curso

Turno: Diurno
Duração: 5 anos
Período : Semestral
Coordenador: Prof. Me. Leonardo José Rennó Siqueira

Tour virtual