Psicologia


O curso de Psicologia da FEPI foi criado em 1999, tendo como missão formar profissionais responsáveis, éticos, comprometidos com a qualidade de vida do ser humano. Pautado em uma formação generalista e interdisciplinar o curso prepara os alunos para atuar em diversos contextos, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento científico e da atividade profissional.

Para garantir a qualificação profissional de excelência, articulando a teoria e a prática o curso oferece:

Laboratórios para prática das matérias teóricas como: Anatomia, Fisiologia, Avaliação Psicológica e Análise do Comportamento.

Estágios Supervisionados em várias áreas de atuação como: Avaliação Psicológica, Psicologia Escolar, Psicologia Organizacional, Orientação Profissional, Responsabilidade Social, Gestão de Recursos Humanos, Grupos de Orientação de pais, Atendimentos clínicos em problemas de aprendizagem, psicoterapia de adultos, adolescentes e crianças.

Baseado nas Diretrizes Curriculares o Projeto Pedagógico do curso é baseado em um Núcleo Comum de formação que visa a capacitação básica do aluno, sendo definido por um conjunto de competências, habilidades e conhecimentos, estabelecendo uma base homogênea para a formação do profissional em todo País; complementado por Ênfases Curriculares entendidas como um conjunto delimitado e articulado de competências e habilidades que configuram oportunidades de concentração de estudos e estágios em algum domínio da Psicologia.

As ênfases oferecidas pelo Curso de Psicologia da FEPI são:

1. Psicologia e Processos Clínicos: envolve a concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos.

2. Psicologia e Processos de Gestão: abarca a concentração em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições.

Habilitação: Bacharel com formação de Psicólogo

Carga horária total do Curso: 4063 (quatro mil e sessenta e três) horas

Tempo de integralização: mínimo: 05 (cinco) anos – 10 semestres
                                        máximo: 09 (nove) anos – 18 semestres.

Nº de vagas no Processo Seletivo: 50 vagas, com uma entrada anual.

Turno de funcionamento: matutino

Regime: Semestral


Acesse a grade curricular do curso clicando aqui. 



 

 
 


 

Mercado de Trabalho

O Curso de Psicologia forma profissionais para trabalhar em diversos contextos:

- Clínica: faz avaliações e intervenções psicológicas para o desenvolvimento do bem-estar do indivíduo, por meio de psicodiagnóstico, psicoterapia (individual, grupo, casal), intervenção psicopedagógica em pessoas com dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

- Educação: atua em redes públicas e particulares, possibilitando a compreensão e intervenção no processo de ensino e aprendizagem, na mudança do comportamento de educadores e educandos, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais.

- Assistência Social: atua para a promoção da cidadania, prevenindo situações de risco, fortalecendo o convívio e o desenvolvimento da qualidade de vida familiar-comunitário. Pode atuar em organizações comunitárias, SUAS (Sistema Único de Assistência Social) / CRAS (Centros de Referência da Assistência Social).

- Vara de Família: atua no Fórum, Conselho Tutelar na realização de estudos sobre famílias contemporâneas, cuidados parentais, relacionamento entre pais e filhos, adoção, desenvolvimento infanto-juvenil.

- Saúde: participa dos Programas de Saúde da Família, PNDST/AIDS, nos Centros de Atenção Psicossociais – CAPS, nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, nos Programas de cuidado a toda população em situação de vulnerabilidade atuando em equipe interdisciplinar para atendimento psicológico à população.

- Hospitais: atua junto aos pacientes ajudando-os a minimizar o sofrimento, podendo atuar com equipe multidisciplinar o na área de recursos humanos.

- Organizações: busca a preservação da saúde mental e da cidadania do trabalhador, podendo atuar em recrutamento, seleção, treinamento dos recursos humanos, elaboração de programas de recolocação profissional, entre outros.

- CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA 
 
A Clínica-Escola tem como objetivo ser um espaço de atuação profissional, competente e ético, que atenda às demandas didáticas e sociais.

Como clínica, constitui local de atendimento psicológico à comunidade, cujo objetivo é promover a saúde mental através de projetos profiláticos e de intervenção psicoterapêutica.

Os estágios realizados fazem parte integrante do currículo de graduação do Curso de Psicologia e são dirigidas apenas aos estudantes do curso de psicologia do Centro Universitário.


Modalidades de Atendimento: 

- Psicoterapia individual
- Psicoterapia em grupo para adolescentes
- Psicoterapia Breve
- Ludoterapia individual e em grupo
- Psicodiagnóstico
- Psicopedagogia
- Grupo de Orientação de Pais.


Horário de Funcionamento:

De segunda a sexta-feira: das 08h30 às 11h30 e das 13h às 19h

Endereço: 

Rua Wanderson Antônio Gomes, nº 87, bairro Porto Velho,
CEP 37.501-028. Tel: 3622-6188. E-mail: [email protected]
 
 
- LABORATÓRIOS
Laboratório de Avaliação e Pesquisa Psicológica - LAPP

O objetivo geral do LAPP é ampliar o conhecimento dos Testes Psicológicos adquirido em sala de aula nas disciplinas teóricas DE Avaliação Psicológica e realizar pesquisas na área da Psicologia. Tem como objetivos específicos aplicar, fazer a análise quantitativa e qualitativa, e interpretar os resultados dos instrumentos psicológicos aprendidos nas disciplinas; promover a interação clínica entre examinador e sujeito; conhecer os procedimentos éticos no uso, correção e interpretação dos instrumentos psicológicos.


Laboratório de Anatomia

O Laboratório de Anatomia objetiva efetivar a correlação entre a teoria e prática desenvolvida na disciplina de neuroanatomofisiologia, cuja finalidade é a identificação das principais estruturas orgânicas relacionadas com as doenças neurológicas. Permite aprendizagem da anatomia por experiências visuais e táteis pela análise das peças cadavéricas e sintéticas, possibilitando ao aluno relação direta da teoria com a prática do estudo do corpo humano.


Laboratório de Tecnologia da Informação - LTI

O Curso de Psicologia utiliza o Laboratório de Informática – LTI como meio de instrumentalizar os alunos para as atividades das disciplinas de Estatística, Análise do Comportamento, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia e pesquisa Orientada I e II. Na disciplina de Estatística os alunos aprenderão utilizar programas de análise estatística para utilizarem em pesquisas bem como para a compreensão das análises estatísticas realizadas na construção de testes psicológicos. Na disciplina de Análise do Comportamento, os alunos utilizarão programas proporcionarão a experiência dos fenômenos por meio dos experimentos com um rato virtual. Nas disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, bem como de Pesquisa Orientada I e II, os alunos aprenderão fazer buscas nos portais de periódicos eletrônicos em psicologia, além de construírem o projeto de pesquisa que deverão desenvolver ao longo do curso.


EDUCAÇÃO CONTINUADA

O Curso de Psicologia estabelece também como uma de suas propostas de desenvolvimento a continuidade da formação através dos cursos de pós-graduação como o de Psicologia Clínica com ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Acesse a grade curricular do curso de pós-graduação clicando aqui.


VIAGENS ACADÊMICAS

Os alunos durante o curso visitam o Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro e a Feira da Associação Brasileira de Recursos Humanos que acontece no CONARH – Congresso Nacional de Recursos Humanos.



 
EVENTOS

Semana Acadêmica

A Semana Acadêmica do Curso de Psicologia é organizada pelos alunos, com o apoio da coordenação do curso. Acontece anualmente na semana em que é comemorado o dia do psicólogo e a regulamentação da psicologia como profissão (27 de agosto).


Encontro Sul Mineiro de Terapia Cognitivo-Comportamental

O Encontro de Terapia Cognitivo-Comportamental acontece a cada dois anos.


CINEPSI- Psicologia, Cinema e Reflexão

O CINEPSI é organizado pelos alunos e professores e acontece a cada dois meses. Tem por objetivos promover e facilitar o desenvolvimento de análise e reflexão sob o prisma da psicologia e outras ciências das histórias e narrativas expostas nos filmes selecionados, além de conhecer e integrar de forma multidisciplinar e interdisciplinar diversos pontos de vista diante do tema exibido permitir maior integração e coesão entre os participantes (estudantes, profissionais, acadêmicos e comunidade em geral. Após a exibição do filme é realizada uma mesa redonda composta por profissionais convidados, que provocam a reflexão coletiva sobre o tema.


FOREI – Fórum de Educação Inclusiva

O FOREI é organizado por alunos e professores com o objetivo de reunir profissionais familiares, gestores, as próprias pessoas com deficiência em Roda Viva a fim de discutir o processo inclusivo, além de oportunizar o levantamento de informações sobre ações inclusivas desenvolvidas em nível Regional, bem como estratégias de enfrentamentos dos obstáculos nos vários setores da sociedade.

NÚCLEO DE PESQUISA DO CURSO DE PSICOLOGIA: SAÚDE, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA

Linha de Pesquisa 1- Processos Psicológicos em Contextos Institucionais
Estuda as manifestações psicológicas e as possibilidades de atuação nas organizações, escolas e hospitais.

Professores:
Profa. Ma. Kamila Costanti Vilela
Profa. Ma. Priscila Abreu de Carvalho

Linha de Pesquisa 2- Família e Processos Psicossociais
Tem como objetivo o estudo da família e do casal, assim como questões referentes à infância, à adolescência, adulto e a terceira idade nos enfoques psicossociais e clínicos.

Professores:
Profa. Ma. Ana Maria Faria Menicali
Profa. Ma. Camila Nogueira de Sá Boaventura
Profa. Ma. Roselle Fernandes Torres Oliveira
Profa. Ma. Regina Celia Teixeira
Profa. Ma. Taciane Castelo Branco Porto

Linha de Pesquisa 3- Sofrimento Psíquico e Abordagens Psicoterápicas na Contemporaneidade
Focaliza a compreensão das diferentes formas do sofrimento psíquico do sujeito, suas manifestações e as possibilidades de intervenção psicoterápica.

Professores:
Profa. Ma. Ana Maria Faria Menicali
Profa. Ma. Camila Nogueira de Sá Boaventura
Prof. Dr. Roberto Silva de Souza
Profa. Ma. Regina Celia Teixeira
Profa. Ma. Simone Rodrigues Alves de Melo
Profa .Ma. Taciane Castelo Branco Porto

Linha de Pesquisa 4 - Avaliação Psicológica
Tem o objetivo de buscar o fortalecimento de pesquisas na área de avaliação psicológica, buscando evidências de validade para os testes psicológicos.

Professores:
Profa. Dra. Rosana Maria Mohallem Martins

Linha de Pesquisa 5- Cognição e Comportamento
Tem como objetivo demonstrar a efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental, investigar as correlações entre os principais conceitos da Teoria Social Cognitiva como a autoeficácia, autorregulação, funções cognitiva e aprendizagem e analisar as demandas existentes no espectro da saúde mental.

Professores:
Profa. Ma. Simone Rodrigues Alves de Melo
Profa. Ma. Priscila Abreu de Carvalho
Profa. Dra. Rosana Maria Mohallem Martins

Linha de Pesquisa 6- Psicologia e Multidisciplinaridade
Investiga as dimensões e atuações da psicologia em áreas afins com outras ciências, como: psicologia ambiental, psicologia e esporte, psicologia e religião, psicologia e novas tecnologias, psicologia e fisioterapia, dentre outros.

Professores:
Profa. Ma. Priscila Abreu de Carvalho
Profa. Dra. Rosana Maria Mohallem Martins
Profa Ma. Roselle Fernandes Torres Oliveira

Linha de Pesquisa 7- Psicologia e Atenção Primária à Saúde: análise, avaliação e intervenção. Propõe-se à identificação, analise e avaliação das práticas profissionais na Atenção Primária à Saúde. Estuda as abordagens de prevenção e promoção da saúde. Investiga a dimensão e atuação do profissional psicólogo em equipes multiprofissionais com projetos na APS na Rede Pública.

Professores:
Prof. Dr. Aidecivaldo Fernandes de Jesus Profa.
Ma. Roselle Fernandes Torres Oliveira Profa.
Esp. Fabiana Amaral de A. Sene Silva.

Linha de Pesquisa 8 – Luto: detecção, avaliação e intervenções. Busca identificar processos de luto, avalia-los quanto a possíveis complicações e propor cuidados preventivos e resolutivos.

Professores:
Profa. Ma. Maria das Graça Mota Cruz de Assis Figueiredo Profa.
Ma. Priscila Abreu de Carvalho

Confira as Pesquisas Desenvolvidas pelo Núcleo 
Sobre o curso

Turno: Integral
Duração: 5 anos
Período : Semestral
Coordenador: Profa. Drª. Rosana Maria Mohallem Martins

Profa. Drª. Rosana Maria Mohallem Martins
Tour virtual