scaneie o código ou clique aqui

ADMINISTRAÇÃO

O Curso
Corpo Docente
Mercado de Trabalho
Educacional
Fale com o Coordenador
O Curso

A graduação em Administração do Centro Universitário de Itajubá – FEPI confere grau de bacharel aos seus graduados. Este curso tem por premissa a formação de profissionais com uma ampla visão organizacional, com responsabilidade social e espírito empreendedor, garantindo às organizações maior produtividade, competitividade e sustentabilidade, possibilitando-as enfrentar as velozes transformações inerentes aos mercados competitivos. Para isso, buscou-se estruturar uma matriz curricular que proporcione ao aluno meios para que ampliem seus conhecimentos, indo além da sala de aula, por meio de experiências práticas e participação em pesquisas em todos os períodos do curso. O aluno do curso de Administração do Centro Universitário de Itajubá – FEPI terá acesso a um cabedal de recursos e ferramentas para assumir uma posição protagonista na transformação não só do seu processo de aprendizagem, mas também na transformação de empresas, da sociedade e da economia como um todo.

Corpo Docente

Coordenação

Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva

Graduação: Ciências Econômicas (UERN)

Especialização: Internacional em Gerenciamento de Projetos (FGV)

Mestrado: Economia (UFC)

Doutorado: Gestão (UTAD)

Pós-Doutorado: Administração (UNIFEI)

 

E-mails:

administracao@fepi.br

suerlilton@hotmail.com

suerliltonsilva@gmail.br

 

Profª. Dra. Adriana Resende Faria Taets

Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva

Prof. Dr. João Éderson Corrêa

Prof. Me. Peter Luiz Pereira Renno

Profª. Dra. Simone Rodrigues Alves de Melo

 

OBS.: 1º Semestre

Mercado de Trabalho

Áreas de atuação e mercado de trabalho

Por meio de um currículo acadêmico bem elaborado e voltado às exigências do mercado profissional, o aluno do curso de Bacharel em Administração do Centro Universitário de Itajubá – FEPI terá acesso a uma formação generalista, humanista e crítico-reflexiva que o capacitará para a compreensão das questões técnico-científicas e socioeconômicas das organizações, bem como a identificação e proposição de soluções para os diversos problemas dos diferentes ambientes organizacionais, respeitando suas diferenças locais, regionais e nacionais.

O Bacharel em Administração do Centro Universitário de Itajubá – FEPI estará apto a atuar em variados setores profissionais, tanto no público quanto no privado e em diversas áreas, tais como:

  • Recursos Humanos
  • Produção
  • Marketing
  • Comercial
  • Logística
  • Empreendedorismo
  • Estratégia
  • Finanças
  • Comércio exterior
  • Gestão da qualidade
  • Acadêmico
  • Consultoria

 

Profissão

Os cursos de Administração no Brasil tiveram seu início em 1952, uma história muito curta em comparação aos EUA, onde os primeiros cursos na área se iniciaram com a criação da Wharton School, em 1881.

O ensino de Administração no Brasil passou por dois grandes marcos, a saber: currículos mínimos aprovados em 1966 e 1993, culminando com a apresentação da proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Administração, em 1998.

O Dia do Administrador é comemorado em 09 de setembro. Nesta data foi assinada a Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou e regulamentou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Para mais informações acesse: https://cfa.org.br/administracao-administracao/administracao-historia-da-profissao/

Estágio Profissional Não Obrigatório

O Núcleo de Estágio da FEPI - NEI é o núcleo responsável por organizar e acompanhar os acadêmicos nos procedimentos para a realização do estágio, bem como pesquisar novas oportunidades de estágio. Busca-se assim, um intercâmbio entre estudante e as instituições concedentes, possibilitando, desta forma, a relação teoria e prática e contribuindo para formação do futuro profissional. O Núcleo de Estágio está preparado e à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas referentes ao seu estágio.

 

Educação continuada


O aluno do curso de Administração do Centro Universitário de Itajubá - FEPI, após a conclusão do curso, tem a opção de buscar o ensino continuado, aprimorando-se e qualificando-se ainda mais para o mercado de trabalho, visando assim uma maior inserção na profissão. Dentre o ensino continuado, pode-se destacar os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e inúmeros cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especializações e MBA), alguns destes oferecidos pela FEPI.

 

 

Educacional


O Símbolo da Profissão

Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no “Manual de Identidade Visual da Profissão”, inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, é sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice, (a proposição escolhida).

As flechas indicam um caminho, uma meta. A parte de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). Considerando o ser humano um elemento pluralista, para atingir estes objetivos, através dos elementos propostos, as flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade; para atingir o mundo das ideias/para obter o supra sumo, chegando a uma meta comum, através de uma exposição prévia de fundamentos, partindo das razões de um parecer. (Fonte: https://cfa.org.br/administracao-administracao/administracao-sobre-a-profissao/).

 A Pedra e o Anel

O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas. Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador.

(Fonte: https://cfa.org.br/administracao-administracao/administracao-sobre-a-profissao/).

Fale com o Coordenador

Sobre o curso

Turno: Noturno

Duração: 4 anos

Período: Semestral

Coordenador: Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva

Coordenador: Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva 

Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva