Engenharia Elétrica
O Curso
O Curso de Engenharia Elétrica é um curso de nível superior com duração de 5 anos. O corpo docente do curso é composto por professores experientes, titulados e qualificados, proporcionando ao acadêmico um ensino de alta qualidade. A proposta do curso é implementar uma sólida formação técnico científica e profissional geral que capacite o futuro engenheiro a absorver, desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento à demanda da sociedade.
O curso de engenharia elétrica oferece aulas práticas em laboratórios, onde o aluno pode comprovar de forma experimental os conceitos obtidos em aulas teóricas.
O curso de Engenharia de Elétrica nasce da missão da FEPI - Centro Universitário de Itajubá de buscar o desenvolvimento regional, proporcionando qualificação em nível superior em consonância com as necessidades das empresas implantadas na região. Sendo uma cidade universitária, existe uma grande procura por cursos de engenharia. Pela grande quantidade de empresas instaladas na cidade, existe a necessidade de cursos de engenharia noturnos, pois a maioria dos alunos trabalham durante o dia.
Pretende-se, com o curso de engenharia elétrica, formar um engenheiro eletricista com formação generalista, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
Coordenação
Prof. Me. Tiago Rodrigues dos Santos Nogueira
Corpo Docente
Profª. Drª. Adriana Rezende Faria Taets Silva
Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva
Prof. Dr. Evaldo Renó Faria Cintra
Prof. Me. Fábio Luiz Figueiredo Fernandes
Prof. Me. Francisco de Assis Dias
Prof. Dr. Felipe Augusto Fonseca dos Santos
Prof. Me. João Alves da Silva Neto
Prof. Dr. Leopoldo Uberto Ribeiro Junior
Prof. Dr. Luiz Gustavo Dias Lopes
Profª Mª. Patrícia de Lucas Caldeira Rocha
Profª. Mª. Sueni Daiana Faustino
Prof. Me. Tiago Rodrigues dos Santos Nogueira
Prof. Me. Valdinei de Paula Rodrigues
Mercado de Trabalho
O egresso poderá atuar em toda cadeia produtiva de empresas de produção de bens como a indústria automobilística, alimentícia, eletrodoméstica, de equipamentos e aeronáutica dentre outros. Poderá atuar também na área de gerência de projetos, desenvolvimento de projetos, fiscalização de projetos e sistemas elétricos, melhoria de projetos e sistemas elétricos já existentes dentre outras.
Estágio Supervisionado
O Estágio Supervisionado é uma atividade básica do processo de aprendizagem e é fator de integração escola-empresa-mercado. É por meio dele que o aluno aprofundará os conhecimentos adquiridos, à luz de experiências concretas de trabalho. Durante o estágio, o aluno tem oportunidade de desempenhar uma série de atividades cuja finalidade maior é a de aprimorar habilidades e competências, principalmente as procedimentais e atitudinais, que ele já vem desenvolvendo ao longo do curso.
Para o curso, o estágio serve como balizamento e avaliação, permitindo, por meio de informações retornadas da empresa, um processo contínuo de aperfeiçoamento da formação profissional do aluno.
Laboratórios
Física
Utilizado na realização de práticas envolvendo movimento de corpos sólidos, estudo do movimento retilíneo, variado e queda livre, estudos relacionados à segunda lei de Newton e suas aplicações, conservação de energia, eletromagnetismo, experimentos de termodinâmica, entre outros.
Química
Neste ambiente didático são realizadas aulas expositivas e práticas envolvendo caracterização e separação de misturas, preparo de solução, titulação, medidas de pH, eletrólise, reações espontâneas, entre outras.
Eletrônica analógica
Atende disciplinas da área de eletrônica analógica, digital e de potência, bem como eletricidade e eletrotécnica. Possui recursos necessários à prática envolvendo análise de sinais, circuitos eletrônicos e dispositivos eletrônicos de potência, bem como equipamentos para medição de grandezas elétricas.
Eletrônica digital
Neste laboratório são realizadas atividades práticas na área de eletrônica digital, processamento de sinais e sistemas de controle, além de programação de dispositivos microcontrolados e simulações computacionais. Possui computadores bem como módulos didáticos e equipamentos atualizados, que favorecem o desenvolvimento das práticas em laboratório.
Eletrotécnica
Atende disciplinas da área eletrotécnica, instalações elétricas, máquinas e acionamentos elétricos. O laboratório possui recursos para estudos práticos em transformadores monofásicos e trifásicos, motores elétricos monofásicos, trifásicos, servomotores, bem como dispositivos de comando e acionamentos elétricos e drives para controle de máquinas elétricas.
Laboratórios de Tecnologia da Informação LTI:
São laboratórios equipados com computadores e softwares da última geração que permitem elaborar projetos elétricos diversos. Nestes laboratórios são ministradas aulas de informática, programação, CAD elétrico, entre outras. Os alunos têm a oportunidade de utilizar recursos computacionais para desenvolvimento de programas com aplicações na área e inteligência artificial, sistemas de controle, análise de redes elétricas de potência e estudos de transitórios eletromagnéticos, por exemplo.
Redes
O laboratório de redes de computadores é utilizado para que sejam realizadas simulações de redes por meio de configuração de equipamentos de roteamento gerenciáveis. São simulados diversos de servidores atuando em conjunto com os equipamentos de rede.
Automação industrial
Atende disciplinas da área automação, pneumática e hidráulica. Possui recursos para prática de CLPs – Controladores Lógicos Programáveis, instalações eletrohidropneumáticas, redes industriais e supervisórios de sistemas automatizados.
Sobre o curso
Turno: Noturno
Duração: 5 anos
Período: Semestral
Coordenador: Prof. Me. Tiago Rodrigues dos Santos Nogueira
Prof. Me. Tiago Rodrigues dos Santos Nogueira