Letras
O curso
O curso de Letras da FEPI tem mais 50 anos, confirmando-se como um dos mais tradicionais cursos de ensino superior da região.
As atividades do curso de Letras são desenvolvidas em sala de aula e em situações de campo, propiciando ao aluno o domínio da língua portuguesa e da língua inglesa, bem como o conhecimento e a análise de manifestações literárias produzidas nesses idiomas.
A estrutura curricular de Letras privilegia o desenvolvimento da reflexão crítica e valoriza a iniciação científica. Nesse processo, articulam-se e complementam-se o ensino, a pesquisa e a extensão. Além da formação profissional, busca-se promover a formação integral do aluno. Para atingir esse objetivo, há uma série de ações que o levam a envolver-se com questões socioculturais e atividades acadêmico-científicas.
Modalidade: Licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas.
Carga Horária Total: 3.732 horas.
Estágio Supervisionado: 600 horas.
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 210 horas.
Vagas: 50
Coordenadora
Profª. Ma. Patrícia de Lucas Caldeira Rocha
Corpo Docente
Profª Dra. Adriana Rezende Faria Taets Silva
Profa. Dra. Alba Helena Fernandes Caldas
Profª Ma. Ana Carolina Carneiro Lopes
Profª Esp. Angela Maria Azevedo Morais
Profª. Dra. Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade
Profª. Ma. Jacinta de Souza Fernandes Mádisson
Profª. Ma. Magda Cristina Nascimento Rochael
Mercado de trabalho
Áreas de Atuação
Encontra-se em alta o mercado de trabalho na área de Letras. O curso forma um profissional habilitado para atuar na docência de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura nas escolas de ensino fundamental e ensino médio, bem como para trabalhar como assessor cultural, crítico literário, pesquisador, revisor de textos e roteirista. O licenciado em Letras pode trabalhar também com projetos educacionais, legendas, dublagens de filmes, programas de televisão, treinamento linguístico de funcionários de instituições , além de poder desenvolver atividades na área administrativa de empresas. Há que se destacar ainda a atuação como tradutor, tão valorizada nos tempos atuais.
O curso de letras da FEPI prepara o profissional para se comunicar de uma forma muito clara em sua língua materna, conhecendo a estrutura,normas e aplicações. Trabalha-se tanto a escrita quanto a interpretação e a composição de textos, entre muitos outros temas que permitem dominar com sucesso as línguas portuguesa e inglesa.
Por isso, esse profissional está apto para atuar em cargos que estejam relacionados com a comunicação isso amplia ainda mais o leque de opções no mercado de trabalho, pois o licenciado em Letras desenvolve competências distintas que proporcionam muitas oportunidades.
As áreas de atuação para quem faz licenciatura em Letras
O mercado para o licenciado em Letras é bastante amplo, embora a docência seja a principal área de atuação, muitas oportunidades e campos de trabalho se abrem para o licenciado em Letras. Conheça algumas dessas áreas:
Revisão de textos: o revisor observa a gramática, a ortografia, os vícios de linguagem, as ambiguidades, a fluidez, a coesão, entre outros aspectos que garantem uma melhor qualidade para a redação.
Editoração: o editor é o profissional que tem o primeiro contato com o livro ou o artigo que será publicado. Ele também pode preparar o cronograma de publicações de um site, jornal ou revista, alinhar a estratégia dos textos às intenções do marketing e outros interesses.
Produção de textos: o redator é o profissional responsável por redigir textos diversos. é preciso que empregue a linguagem adequada de acordo com o tipo de texto que será escrito, adequando-o ao seu público-alvo.
É importante realçar que, ao realizar um curso de pós-graduação na área, o profissional de Letras pode também lecionar no ensino superior.
Educação Contínua
O aluno de Letras é conscientizado a respeito da importância de dar continuidade à sua formação após a graduação, podendo optar por cursos de especialização ou de mestrado e, posteriormente, doutorado.
Vários egressos de Letras fazem a pós-graduação em “Leitura, produção e revisão de textos: teoria e prática”, oferecida pelo Centro Universitário de Itajubá – FEPI.
Também há muitos alunos que, após se formarem, optam por ingressar no mestrado. Essa opção é facilitada por meio dos eventos realizados pelo curso, nos quais os alunos estabelecem contato com professores e pesquisadores de persas instituições de ensino superior.
Eventos Internos
DIA DOS NAMORADOS DIFERENTE
Todo mês de junho o curso de Letras realiza o Dia dos Namorados Diferente, um evento artístico-cultural que conta com a participação de alunos de todas as turmas do curso e é prestigiado por toda a sociedade itajubense. Os discentes apresentam parte de seus conhecimentos literários e linguísticos por meio de encenações, declamações, músicas e outras formas de expressão artística. A temática do evento é o amor, nas suas mais variadas acepções: amor carnal, amor filosófico, amor entre amigos, amor pela liberdade, amor através dos tempos, entre outros amores.
SELETRAS
A Seletras é um evento acadêmico promovido pelo Curso de Letras da FEPI que reúne os alunos, ex-alunos e demais interessados pelas áreas de linguagens e literatura. Com uma programação composta por palestras, minicursos e apresentações de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos do Curso de Letras, a Seletras apresenta-se como uma excelente oportunidade para discussões e aprimoramento sobre questões acadêmicas, linguísticas e literárias que envolvem as diversas áreas de atuação do profissional de Letras na atualidade.
Em 2019, ocorreu a XVIII Seletras intitulada: " Variações linguísticas e o ensino de língua portuguesa" que trouxe, em sua abertura a seguinte palestra:" Variações linguísticas e o ensino de língua portuguesa: práticas docentes idealizadas e realizadas".
Os minicursos da XVIII trouxeram as seguintes temáticas:
" O que é uma palavra? Um percurso da Lexicografia até os Softwares de Extração Automática de Palavras"
"Variação Linguística e Avaliação Social"
"Jovem também é professor de língua portuguesa: aspectos teóricos da Gramática Sistêmico- Funcional e do Sistema da Avaliatividade"
Todos os professores e pesquisadores que foram convidados para ministrarem os minicursos, em 2019, são ex alunos do Curso de Letras da FEPI que hoje atuam na docência e na pesquisa nas áreas de linguagens e literatura.
Conheça algumas atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do Curso de Letras.
Sobre o curso
Turno: Noturno
Duração: 4 anos
Período: Semestral
Coordenador: Profa. Ma. Patrícia de Lucas Caldeira Rocha
Profa. Ma. Patrícia de Lucas Caldeira Rocha