scaneie o código ou clique aqui

Letras

O curso
Corpo Docente
Mercado de Trabalho
Educacional
Informações
Fale com o Coordenador
O curso

O curso

O curso de Letras da FEPI tem mais 50 anos, confirmando-se como um dos mais tradicionais cursos de ensino superior da região.

As atividades do curso de Letras são desenvolvidas em sala de aula e em situações de campo, propiciando ao aluno o domínio da língua portuguesa e da língua inglesa, bem como o conhecimento e a análise de manifestações literárias produzidas nesses idiomas.

A estrutura curricular de Letras privilegia o desenvolvimento da reflexão crítica e valoriza a iniciação científica. Nesse processo, articulam-se e complementam-se o ensino, a pesquisa e a extensão. Além da formação profissional, busca-se promover a formação integral do aluno. Para atingir esse objetivo, há uma série de ações que o levam a envolver-se com questões socioculturais e atividades acadêmico-científicas.

Modalidade: Licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas.

Carga Horária Total: 3.732 horas.

Estágio Supervisionado: 600 horas.

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 210 horas.

Vagas: 50

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho

Áreas de Atuação

Encontra-se em alta o mercado de trabalho na área de Letras. O curso forma um profissional habilitado para atuar na docência de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura nas escolas de ensino fundamental e ensino médio, bem como para trabalhar como assessor cultural, crítico literário, pesquisador, revisor de textos e roteirista. O licenciado em Letras pode trabalhar também com projetos educacionais, legendas, dublagens de filmes, programas de televisão, treinamento linguístico de funcionários de instituições , além de poder desenvolver atividades na área administrativa de empresas. Há que se destacar ainda a atuação como tradutor, tão valorizada nos tempos atuais. 

O curso de letras da FEPI prepara o profissional para se comunicar de uma forma muito clara em sua língua materna, conhecendo a estrutura,normas e aplicações. Trabalha-se tanto a escrita quanto a interpretação e a composição de textos, entre muitos outros temas que permitem dominar com sucesso as línguas portuguesa e inglesa.

Por isso, esse profissional está apto para atuar em cargos que estejam relacionados com a comunicação isso amplia ainda mais o leque de opções no mercado de trabalho, pois o licenciado em Letras desenvolve competências distintas que proporcionam muitas oportunidades.

As áreas de atuação para quem faz licenciatura em Letras 

O mercado para o licenciado em Letras é bastante amplo, embora a docência seja a principal área de atuação, muitas oportunidades e campos de trabalho se abrem para o licenciado em Letras. Conheça algumas dessas áreas:

Revisão de textos: o revisor observa a gramática, a ortografia, os vícios de linguagem, as ambiguidades, a fluidez, a coesão, entre outros aspectos que garantem uma melhor qualidade para a redação.

Editoração: o editor é o profissional que tem o primeiro contato com o livro ou o artigo que será publicado. Ele também pode preparar o cronograma de publicações de um site, jornal ou revista, alinhar a estratégia dos textos às intenções do marketing e outros interesses.

Produção de textos: o redator é o profissional responsável por redigir textos diversos. é preciso que empregue a linguagem adequada de acordo com o tipo de texto que será escrito, adequando-o ao seu público-alvo.

É importante realçar que, ao realizar um curso de pós-graduação na área, o profissional de Letras pode também lecionar no ensino superior.

 

Educacional

Educação Contínua

O aluno de Letras é conscientizado a respeito da importância de dar continuidade à sua formação após a graduação, podendo optar por cursos de especialização ou de mestrado e, posteriormente, doutorado.

Vários egressos de Letras fazem a pós-graduação em “Leitura, produção e revisão de textos: teoria e prática”, oferecida pelo Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

Também há muitos alunos que, após se formarem, optam por ingressar no mestrado. Essa opção é facilitada por meio dos eventos realizados pelo curso, nos quais os alunos estabelecem contato com professores e pesquisadores de persas instituições de ensino superior.

Eventos Internos

DIA DOS NAMORADOS DIFERENTE

Todo mês de junho o curso de Letras realiza o Dia dos Namorados Diferente, um evento artístico-cultural que conta com a participação de alunos de todas as turmas do curso e é prestigiado por toda a sociedade itajubense. Os discentes apresentam parte de seus conhecimentos literários e linguísticos por meio de encenações, declamações, músicas e outras formas de expressão artística. A temática do evento é o amor, nas suas mais variadas acepções: amor carnal, amor filosófico, amor entre amigos, amor pela liberdade, amor através dos tempos, entre outros amores.

SELETRAS

A Seletras é um evento acadêmico promovido pelo Curso de Letras da FEPI que reúne os alunos, ex-alunos e demais interessados pelas áreas de linguagens e literatura. Com uma programação composta por palestras, minicursos e apresentações de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos do Curso de Letras, a Seletras apresenta-se como uma excelente oportunidade para discussões e aprimoramento sobre questões acadêmicas, linguísticas e literárias que envolvem as diversas áreas de atuação do profissional de Letras na atualidade. 

Em 2019, ocorreu a XVIII Seletras intitulada: " Variações linguísticas e o ensino de língua portuguesa" que trouxe, em sua abertura a seguinte palestra:" Variações linguísticas e o ensino de língua portuguesa: práticas docentes idealizadas e realizadas".

Os minicursos da XVIII trouxeram as seguintes temáticas: 

" O que é uma palavra? Um percurso da Lexicografia até os Softwares de Extração Automática de Palavras"

"Variação Linguística e Avaliação Social"

"Jovem também é professor de língua portuguesa: aspectos teóricos da Gramática Sistêmico- Funcional e do Sistema da Avaliatividade"

Todos os professores e pesquisadores que foram convidados para ministrarem os minicursos, em 2019, são ex alunos do Curso de Letras da FEPI que hoje atuam na docência e na pesquisa nas áreas de linguagens e literatura.

Informações

Conheça algumas atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do Curso de Letras.

 

Fale com o Coordenador

Sobre o curso

Turno: Noturno 
Duração: 4 anos 
Período: Semestral
Coordenador: Profa. Ma. Patrícia de Lucas Caldeira Rocha

Profa. Ma. Patrícia de Lucas Caldeira Rocha