scaneie o código ou clique aqui

Medicina Veterinária

O curso
Corpo Docente
Mercado de Trabalho
Educacional
Fale com o Coordenador
O curso

O curso

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI foi implantado no ano de 2005, com o objetivo de formar profissionais generalistas com relação ao exercício de sua profissão, estando apto para compreender e atuar nos diferentes campos específicos da profissão, promovendo a saúde animal, humana e ambiental. Os graduados são preparados para se tornarem profissionais críticos, competentes e comprometidos com o bem-estar animal e da sociedade, capazes de transformar o mundo e a si mesmo, contribuindo para mudança social e econômica da região.

Informações adicionais:

Diferencial do curso
O curso de Medicina Veterinária está localizado na cidade de Itajubá, sul de Minas Gerais, na região do Alto Vale do Sapucaí. Esta região é rica em atividades ligadas ao agronegócio, o que permite o aprendizado pelo trabalho em estágios e aulas práticas que acontecem em estabelecimentos conveniados com o curso. Itajubá também está próxima de grandes centros, como São Paulo e Belo Horizonte, o que favorece a instalação de profissionais especialistas na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, tornando a região, local de renomadas clínicas veterinárias. O curso é ainda contemplado por diversas características regionais que contribuem para formação de um Médico Veterinário completo, entre elas pelo bioma diversificado da Mata Atlântica, que permite desenvolver atividades ligadas a clínica e manejo de animais selvagens. Com todas estas características regionais, Itajubá e suas cidades circunvizinhas, demandam de profissionais Médicos Veterinários para atuarem no desenvolvimento de todas estas atividades, o que possibilita ao curso rápida e alta empregabilidade.

 

Modalidade: Bacharelado
Carga Horária Total: 4.266 horas
Duração do Curso: 5 anos – 10 semestres
Período: Diurno
Vagas: 60

Mercado de Trabalho

Áreas de atuação e mercado de trabalho

O mercado de trabalho do Médico Veterinário é caracterizado por uma ampla gama de oportunidades. O Médico Veterinário poderá atuar em clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, atendendo as demandas dos proprietários e seus animais. O recém-formado do curso, poderá também atuar diretamente na produção animal, como a produção de carne e leite, com as mais diversas espécies (bovinos, caprinos, suínos, ovinos, etc), o que inclui a sanidade, a reprodução, a nutrição e o bem-estar destes animais.
O Médico Veterinário ainda está inserido na saúde pública, onde atua diretamente com o controle e erradicação de zoonoses (doenças transmitidas dos animais para os humanos), no desenvolvimento de produtos biológicos (vacinas e medicamentos) e na produção e inspeção de alimentos de origem animal (carne, leite, ovos, mel e pescado).
A preocupação mundial com a responsabilidade ambiental, exige que o Médico Veterinário atue na preservação do meio ambiente (fauna e flora), na clínica e no manejo de animais selvagens.
Entre outras diversas possibilidades de atuação, podemos destacar a Medicina Veterinária Legal (peritagem), gestão de propriedades rurais e de clínicas/hospitais veterinários e a vigilância sanitária.
Muitas destas áreas de atuações, são legalmente reconhecidas como atribuições exclusivas do Médico Veterinário, o que garante ao profissional ocupar estes postos de trabalhos em todo o país.

Educacional

Educacional

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI conta com estrutura completa para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos graduandos do curso. Fazem parte da estrutura do curso, salas de aulas equipadas com mesas, cadeiras e projetores multimídia, o que viabilizam estratégias de dinâmicas metodológicas variadas.
O professor pode também fazer uso dos laboratórios para execução de aulas práticas e estágios. Estes laboratórios estão localizados no Centro Universitário de Itajubá – FEPI e no moderno Centro Veterinário de propriedade da instituição.
Entre os principais laboratórios utilizados estão:

Laboratório de Anatomia Animal – onde acontecem aulas práticas para o estudo das características anatômicas dos animais, com identificação dos órgãos e sistemas.

Laboratório de bioquímica – onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das técnicas básicas de análises e procedimentos bioquímicos.

Laboratório de Microscopia - onde acontecem aulas práticas para o estudo das características morfológicas das células e tecidos e dos métodos de preparo de lâminas para análises citológicas e histológicas.

Laboratório de Microbiologia - onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das técnicas básicas de preparo de meios de cultura, execução das técnicas fundamentais de análise e caracterização microbiológica.

Laboratório de bromatologia - onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das técnicas básicas de análises e caracterização da composição de nutrientes.

Laboratório de Tecnologia de alimentos - onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das tecnologias empregadas na fabricação de produtos de origem animal.

Laboratório de Parasitologia - onde acontecem aulas práticas e estágios de parasitologia veterinária, com o desenvolvimento das principais técnicas parasitológicas para identificação dos agentes parasitários de importância na Medicina Veterinária

Laboratório de Análises Clínicas - onde acontecem aulas práticas e estágios voltados ao diagnóstico laboratorial, com realização dos principais exames de rotina clínica na Medicina Veterinária.

Laboratório de Patologia - onde acontecem aulas práticas e estágios de patologia, com o desenvolvimento das principais técnicas de patologia, entre elas a necropsia, para diagnóstico anatomopatológico das possíveis doenças na Medicina Veterinária.

Laboratório de Práticas na Bovinocultura de Leite - onde acontecem aulas práticas e estágios de bovinocultura leiteira, o que possibilita que o aluno desenvolva práticas de manejo adequadas para pecuária de leite.

Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal - onde acontecem aulas práticas e estágios de inspeção de leite e seus derivados, local de realização das análises físico-químicas e microbiológicas do leite.

Centro Cirúrgico de Grandes Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios de cirurgia e Anestesiologia de grandes animais.

Centro Cirúrgico de Pequenos Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios em cirurgia e Anestesiologia de pequenos animais.

Curral de Grandes Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios relacionados com a bovinocultura de leite e corte e com a equinocultura. São desenvolvidas práticas de ensino direcionadas ao exame clínico, reprodução e clínica médicas de grandes animais.

Consultório de Clínica Médica de Pequenos Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios de clínica médica de pequenos animais. Neste local, além dos alunos vivenciarem a clínica médica de pequenos animais, podem desenvolver habilidades de relacionarem e expressarem com os tutores dos animais.

Ambulatório de Clínica Médica de Pequenos Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios de clínica médicas de pequenos animais, assim como procedimentos ambulatoriais veterinários.

Além de toda esta infraestrutura, o aluno do curso de Medicina Veterinária conta com biblioteca, espaço de convivência, lanchonetes, entre outros espaços da instituição que favorecem seu aprendizado.

Fale com o Coordenador

Sobre o curso

Turno: Diurno 
Duração: 5 anos 
Período: Semestral
Coordenador:  Prof. Me. Aécio Silveira Raymundy 

 Prof. Me. Aécio Silveira Raymundy