FEPI realiza IV Workshop de Estágio

Voltado para os alunos do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, o IV Workshop de Estágio que aconteceu no dia 07/05, teve o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância das boas práticas de estágio e apresentar a eles empresas parceiras, potenciais contratantes.

Na abertura do evento a Magnífica Reitora da FEPI, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima, destacou: “É um prazer trazer até a instituição empresas da região para que os alunos possam conhecer mais sobre elas e seus processos de estágio; somos gratos pelas parcerias e o mínimo que podemos fazer é abrir nossas portas para essas empresas”. Profª Cidélia citou o crescimento do evento, agradeceu os organizadores e alunos: “Nos alegramos com crescimento do evento, tivemos a honra de receber 17 empresas esse ano; agradecemos pela relação que têm conosco. Destaco o interesse dos alunos e a coordenação do NEI – Núcleo de Estágio Integrado pela dedicação na organização do Workshop”.

Ao fim do evento, o Prof. Fábio Lacerda, um dos responsáveis pelo NEI, disse: “O Workshop de Estágio é uma oportunidade única para o aluno e para os nossos parceiros. As empresas que vieram no ano anterior tiveram interesse em voltar e outras nos procuraram interessadas em vir também. O evento tem melhorado a cada ano e nossa expectativa é que seja sempre assim. Temos trabalhado de forma incansável para que todos ganhem, empresas, alunos e a própria instituição”.

Nery de Oliveira Júnior, da Nery Engenharia, participou do Workshop pela primeira vez; ele relatou sobre a satisfação de poder ter um contato mais próximo aos alunos e elogiou a iniciativa da FEPI. “Creio que esse foi o primeiro evento de muitos que participaremos. Gostei muito de expor a empresa aqui e conversar com alunos que podem vir a ser nossos estagiários ou colaboradores. A FEPI sai na frente com essa iniciativa, mostra que não está preocupada apenas em formar o aluno, mas em inseri-lo no mercado de trabalho”.

Além dos estandes, os alunos, tanto do período diurno quanto os do período noturno, prestigiaram a palestra ministrada por Douglas Vinícius Vaz Martins, servidor no Laboratório Nacional de Astrofísica – (LNA). Ele comentou sobre sua trajetória e destacou a importância da multidisciplinariedade ainda na graduação, defendendo a troca de ideias e conhecimentos entre áreas distintas do conhecimento, na formação de um profissional mais completo e ético.

Para o aluno do curso de Engenharia Elétrica, Christian Henrique de Oliveira Lamin, o evento foi útil para ampliar a visão deles sobre mercado e ajudá-los a direcionar quanto ao que almejam para o futuro. “Podermos conversar e ver um pouco do que as empresas da região produzem e o que esperam dos estagiários. É com certeza algo muito importante para nós enquanto alunos. É sempre uma experiência muito rica”.

Fizeram parte do evento a Mahle, Nery Engenharia, Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA, Prefeitura Municipal de Itajubá, Fânia Cabos de Controle, Atend Home Care, Balteau, B2ML Sistemas, Mohallem Engenharia, XCMG Brasil Indústria, Água Mineral Mantiqueira, Farmácia BioFlora, Cynthia Monteiro, Higident, Rede de Empresas de Tecnologia, Inovação e Conhecimento – RETIC, SensyMed Equipamentos Médicos Ltda e IWS Intelliware Solutions.