III Seminário de Pós-Graduação debate formação continuada, emprego e empregabilidade

No dia 24 de agosto de 2019, aconteceu no Centro Universitário de Itajubá – FEPI, a 3ª edição do Seminário de Pós-Graduação. Neste ano o seminário abordou o tema com dinamismo e atividades práticas, discutindo a importância da especialização num mercado em retração e contextualizando às projeções futuras.

Na palestra de abertura do evento, o Prof. Luiz Carvalho Neto falou de “Habilidades para o mercado de trabalho”, advertindo que, segundo dados do Fórum Mundial de Economia, cerca de 65% dos trabalhos que conhecemos hoje, daqui há dez anos não existirão mais, contextualizando com as mudanças que o mercado sofreu a cada revolução: “Não se sabe ao certo os rumos do mercado, tudo o que temos são projeções; inevitavelmente algumas vagas serão extintas, em compensação outras serão criadas para os que estiverem atentos às novas exigências do mercado. No entanto há alguns pontos em comum nas projeções, como por exemplo: valorização de profissionais criativos, que sabem inovar, dominar línguas estrangeiras e saber utilizar novas tecnologias”.

Após o coffee break, o Prof. André Mancilha ministrou a palestra: “Desmistificando o mercado de trabalho”, ele falou da diferença entre as gerações e o que isso tem refletido no perfil dos profissionais, conduziu reflexões sobre as referências que têm formado nossas inspirações, relacionando às bases que transformam o profissional. “Em um mundo de transformação veloz, estar satisfeito é entregar-se ao acaso. Não devemos dar tanto poder ao problema, mas definir outro vetor comparativo, focado na inteligência emocional, valorização da iniciativa, capacitação técnica”.

No período da tarde, os alunos foram instigados a desenvolver e externar habilidades mencionados nas palestras por meio de um wokshop prático: Desenvolvimento de produto e Debriefing.

Para a aluna do curso Docência no Ensino Superior, Natalie: “O seminário ajudou a pensar diferente, ampliar conhecimentos, levando informações relevantes para a vida profissional, certamente uma experiência incrível que a FEPI tem proporcionado para nós”.

 “Temos o objetivo de, além de mostrar aspectos do mercado de trabalho, habilidades, competências que precisam ser adquiridas, promover a socialização dos alunos, tendo em vista que são cursos de pós-graduação em várias áreas, podendo trocar experiências e conhecimentos” destacou a Reitora do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima.

Sobre o evento a Pró-Reitora Acadêmica, Profª Magda Cristina Nascimento Rochael destacou: “Passou o tempo em que a conclusão do ensino superior era garantia de empregabilidade, hoje o profissional precisa se capacitar cada vez mais, atento a isso o Centro Universitário de Itajubá, proporciona opções para uma educação continuada”.

Encerrando o Seminário o Diretor de Pós-Graduação, Prof. Dr. João Éderson Corrêa, salientou: “Os alunos tiveram oportunidade de fazer um networking acadêmico e profissional, através de um conteúdo relevante e atualizado, boas discussões e diferentes pontos de vista, colaborando para o desenvolvimento de uma formação acadêmica completa.