Notícias

A importância do psicólogo no ambiente de trabalho é tema da Aula Magna do curso de Psicologia

 
11 de março de 2019
 

Alunos do primeiro ano e alguns veteranos participaram da Aula Magna do curso de Psicologia que trouxe a ex-aluna Maria Aparecida de Carvalho para falar sobre: “A importância do psicólogo no ambiente de trabalho”.

Na palestra Maria Carvalho falou sobre a relação entre trabalho e fatores que causam adoecimento tais como o capitalismo e com ele a aceleração da produção, o medo do desemprego, receio com as novas tecnologias, e demais fatores que trazem tensões e consequentemente, patologias psicológicas e físicas.

“O trabalho é um dos fatores de construção da identidade de um indivíduo e pode promover o reconhecimento individual e social dele. O sistema está precarizando o trabalho e precisamos estar atentos a isso. Limites têm sido ignorados e o trabalhador perde a noção de si mesmo por medo. O físico e psíquico não aguentam por muito tempo. ” Explicou a palestrante.

 


O estudante Marcelo Dias Lopes do 1º ano enfatizou: “Certamente foi muito importante, quem está ingressando não tem ideia dos campos de atuação da psicologia, restringe a visão à clínica. Fomos despertados para novas possibilidades. A presença do psicólogo para identificar e intervir em diversos ambientes de trabalho é muito importante. A empresa perde dinheiro com um funcionário que apenas cumpre carga horário mais está desmotivado e sofrendo”.
 

Profª Rosana Mohallem, coordenadora do curso complementou “é com grande alegria e satisfação que o Curso de Psicologia iniciou formalmente o ano letivo, com a fala de nossa ex-aluna, que brilhantemente expos a importância da atuação do psicólogo em outros contextos, além da clínica.
Tour virtual