Notícias

Aluno e Professora do curso de Ciências Biológicas da FEPI publicam artigo na Revista Científica de Ciências Ambientais

 
09 de março de 2018
 

O aluno Renato Rauní de Oliveira do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Itajubá com a orientação da profa. Liliana Pasin, publicou o artigo científico intitulado “Ocorrência de Oxalato de Cálcio em Diferentes Espécies Vegetais de uso Ornamental” na Revista de Ciências Ambientais – RCA.

O artigo verificou diversas espécies de plantas ornamentais utilizadas em projetos paisagísticos encontradas em locais de grande fluxo de pessoas e verificou a ocorrência de oxalato de cálcio, substância que confere elevada toxidade às plantas nestes locais.

A pesquisa foi realizada durante o desenvolvimento do projeto vinculado ao convênio entre o Centro Universitário de Itajubá e a Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), órgão que incentiva a pesquisa no estado de Minas Gerais, por meio de bolsas de iniciação Científica em que os alunos são contemplados com um auxílio para o desenvolvimento do projeto.

A divulgação dos resultados da pesquisa poderá minimizar os índices de intoxicação acidental ocorridos devido à falta de conhecimento da população em relação aos vegetais com potencial toxicológico.

Para o aluno, a dedicação ao desenvolvimento dessa pesquisa, realizada em dois anos, garantiu o reconhecimento e a valorização de um trabalho com resultados significativos pela contribuição para o conhecimento científico. “Alcancei meus objetivos ao por em prática os conhecimentos aprendidos, e a elaboração do artigo mostrou a importância de ler e pesquisar cada dia mais. Assim inicia-se a construção da minha carreira profissional o faz com que eu continue em busca do crescimento e da realização dos meus sonhos. Considero esta publicação como uma recompensa por um trabalho verdadeiramente levado a sério com muito esforço e dedicação.  Agradeço imensamente a FEPI, juntamente com seu Núcleo de Pesquisa Institucional, agradeço a FAPEMIG pelo financiamento concedido e especialmente a professora Liliana por toda atenção, carinho e confiança em minha capacidade.”
Tour virtual