Notícias

Aula Magna de Fisioterapia aborda a atuação na Fisioterapia por meio do Método Pilates em pacientes neurológicos


12 de março de 2019

 

A Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Neurofuncional e ex-aluna do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Fernanda de Souza e Silva ministrou aos alunos do 1º período do curso de Fisioterapia, a Aula Magna intitulada: A atuação na Fisioterapia por meio do Método Pilates em pacientes neurológicos, no dia 22/02.

Recepcionados pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Luís Henrique Sales Oliveira, os alunos foram parabenizados pela escolha que fizeram e ficaram cientes das expectativas da coordenação em relação ao desempenho deles. “É uma satisfação podermos iniciar nossa 19ª turma, e ainda mais visualizar a competência de nossos ex-alunos com sucesso profissional que o caso da Dra. Fernanda”.

 

Fernanda de Souza e Silva falou de sua trajetória no curso, sua dedicação e os bons frutos de todo seu empenho; ela se envolveu em pesquisas, ligas acadêmicas, congressos; pode contribuir escrevendo capítulo de livros dá área, teve boas oportunidades de emprego e, recentemente, abriu o próprio estúdio que, além do Pilates, abriga profissionais de outras áreas da saúde.

Sobre os atendimentos destinados aos pacientes com deficiência ou doenças neurológicas a palestrante esclareceu que “o ideal é que os atendimentos sejam feitos de forma individual, por conta das maiores possibilidades de queda”. Ela apresentou os tipos de aparelho existentes para a prática da modalidade, as formas de trabalhar a coordenação, força e o equilíbrio dos pacientes de forma mais lúdica e lamentou: “Há poucos estudos que mostram a aplicabilidade de Método Pilates em casos específicos de pacientes neurológicos, fica a sugestão para pesquisarem mais sobre esse método incrível e tão eficiente”.

Os alunos puderam conhecer na prática alguns exercícios, certificando-se que não é tão fácil quanto parece, exige concentração, controle da respiração, postura e claro, a supervisão e cuidado de bons profissionais.

 

“Achei a palestra muito produtiva, principalmente porque nos mostrou outras possibilidades do Pilates, foi muito válido. Estou gostando muito do curso, tem superado minhas expectativas, a área é muito ampla, estou encantada!.” Declarou a aluna Cassia Antunes Artilek do primeiro período do curso de Fisioterapia ao final da Aula Magna.
Tour virtual