Notícias

Curso de Ciências Biológicas da FEPI participa do evento “Portas Abertas” do LNA na Reserva Ambiental do Observatório Pico dos Dias

 
02 de outubro de 2018
 

Curso de Ciências Biológicas da FEPI participa do evento “Portas Abertas” do Laboratório Nacional de Astrofísica na Reserva Ambiental do Observatório Pico dos Dias.

O Observatório do Pico dos Dias (OPD) é um local de estudo e pesquisa em astronomia, localizado no município de Brazópolis, a 1.864m de altitude, 900m acima do nível médio da região. Todos os anos, o observatório realiza um dia onde é aberto ao público para visitação, os visitantes podem observar os telescópios em funcionamento, e assistem a palestras e vídeos sobre astronomia. O observatório mantido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, se localiza em um local cercado por Mata Atlântica nativa da região.

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Itajubá - FEPI desenvolve trabalhos de pesquisa na reserva ambiental da OPD, onde alunos e professores investigam a biodiversidade e a ecologia da região e estão trabalhando na publicação de um livro fotográfico sobre as espécies nativas encontradas na reserva. Neste ano, o observatório em parceria com o Centro Universitário de Itajubá – FEPI, realizou a Primeira Caminhada Ecológica durante o evento “Portas Abertas”, guiada por um grupo de alunos e professores da FEPI, a caminhada teve o objetivo de conscientizar os visitantes a respeito da importância da preservação, foi montado um stand para divulgar e informar a respeito das espécies de grandes vertebrados encontradas ali e dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos por alunos do curso.

Segundo a profa. Laiz Furlan Balioni, coordenadora do curso de Ciências Biológicas: “Os trabalhos na OPD reforçam a importância da interdisciplinaridade na divulgação científica, a parceria entre os pesquisadores da área astrofísica com a biologia tem gerado resultados excelentes: o observatório é um local onde estão instalados telescópios que permitem grandes descobertas no céu, porém a preservação do ambiente da reserva também é importante, ela garante a disponibilidade de água, a manutenção das flores e insetos e serve de habitat para as espécies animais de maior porte por exemplo, sendo portanto fundamental para o futuro da população do município, pois ajuda a garantir até mesmo o microclima da região. O LNA e a FEPI em parceria, divulgam as espécies animais nativas e muitas vezes endêmicas daquela região com objetivo de realizar educação ambiental, de conscientizar sobre a importância de preservar a reserva ambiental e seu entorno, combater queimadas e o desmatamento. Estamos trabalhando para fazer a informação sobre a biodiversidade atingir a todos, é preciso criar uma consciência pública sobre o valor da ciência no país, demonstrando que é possível pensar em um mundo onde se pode viver de forma sustentável, respeitando e preservando o espaço e os recursos naturais do planeta. ”
Tour virtual