Notícias

Curso de Ciências Biológicas da FEPI realiza a XIV SEBIO

 
13 de setembro de 2018
 

Entre os dias 25 e 31 de agosto, no Centro Universitário de Itajubá – FEPI aconteceu a XIV Semana de Ciências Biológicas – SEBIO. O evento acadêmico científico que ocorre todos os anos, foi organizado pela profa. Laiz Furlan Balioni, coordenadora do curso e pelos alunos do 6º período do curso de Ciências Biológicas, que trouxeram para Itajubá seis minicursos e três noites de palestras.

Na abertura da Sebio, a Magnífica Reitora da FEPI, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima, elogiou a organização da Sebio e falou sobre a expectativa da instituição em relação aos seus alunos: “Espero que aproveitem eventos como esse e tudo que a instituição tem a oferecer, sejam realizados profissionalmente e retornem para contribuir com a formação dos colegas”.

Os minicursos teóricos e práticos, nos mais diversos temas: “Análises de água”, “Investigações protozoológicas”, “Fitoterapia, Chás e Fitogastronomia”, “Antibiograma”, “Plantas e cogumelos alucinógenos”, “Biologia Marinha e Oceanografia”,  trouxeram profissionais de diferentes áreas, que puderam compartilhar um pouco de suas experiências profissionais e ilustrar como é rico o campo de atuação profissional do biólogo. As palestras aconteceram em três noites e trouxeram os temas: “Evolução e as transformações nos organismos ao longo do tempo”; “Ecotoxicologia”; “Mecanismos de patogenicidade, virulência e resistência bacteriana à antibióticos” e a semana foi finalizada com uma Mesa Redonda sobre Gestão Ambiental em que cinco ex-alunos com uma carreira profissional de sucesso na área, trabalhando no setor de meio ambiente de empresas de renome na região, puderam compartilhar suas experiências profissionais e debater os temas mais atuais na legislação ambiental.

Segundo a profa. Laiz: “A SEBIO além de enriquecer o currículo do aluno é uma experiência de aprendizagem fundamental, pois os temas que buscamos contemplar são assuntos complementares à formação do profissional generalista, no ensino superior o aluno constrói conteúdos teóricos que formam o perfil profissional que o mercado busca, porém quando realizamos minicursos, workshops, mesas redondas, expandimos os horizontes dos alunos no que diz respeito ao conhecimento sobre o campo de atuação do biólogo, tanto que contamos com a participação de alunos de outras instituições de ensino em nosso evento e também de alunos de outros cursos da FEPI que se interessaram sobre os temas abordados, o que é importante, pois o biólogo é um profissional que no futuro pode atuar em empresas, à campo, em laboratórios, enfim vários ambientes e em parceria com vários profissionais, como por exemplo: na saúde junto ao farmacêutico, médico, enfermeiro ao trabalhar com diagnóstico e prevenção de doenças, na indústria junto aos engenheiros avaliando o impacto de uma construção na fauna e flora daquele ambiente, ou na gestão de resíduos industriais, ou no manejo e trato animal junto ao médico veterinário. O evento foi aberto ao público e teve como objetivo discutir junto à comunidade acadêmica, preceitos e temas importantes sobre as diversas áreas de atuação profissional bacharel em Ciências Biológicas. A cada ano os alunos estão se dedicando mais na escolha dos palestrantes e temas para os minicursos e o evento realmente já se destaca no calendário de eventos científicos da região. ”

A aluna Letícia de Cássia S. Rodrigues conta: “Achei a XIV SEBIO uma ótima oportunidade para agregar conhecimentos, foi um prazer participar da organização desse evento a turma e as pessoas que participaram puderam aproveitar as palestras e os minicursos incríveis, escolhidos com muito carinho por todos da organização, em especial a profa. Laiz. A semana foi um sucesso e conseguimos trazer um pouco das áreas em que o biólogo pode atuar, complementando assim o tema que foi escolhido “A Biologia e suas diversas faces”. Particularmente alguns minicursos e palestras ajudaram em minha orientação profissional, tendo assim a oportunidade de descobrir as áreas que mais me identifico, como o minicurso de Investigações protozoológicas- Uso de ferramentas laboratoriais e a mesa redonda de Gestão de Impactos Ambientais, essa é a importância de eventos como esses, nos ajudar a escolher entre tantas opções interessantes a seguir como carreira profissional.”
Tour virtual