Notícias

FEPI realiza a XIII Jornada Sul-Mineira de Fisioterapia

 
16 de maio de 2017

 
A Jornada Sul-Mineira de Fisioterapia do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, chegou a sua 13ª edição levando conhecimentos aos alunos do curso por meio de palestras, minicursos, debates, além de viabilizar novos contatos e troca de experiências nos momentos de confraternização e entretenimento.
Abrindo a jornada, o debate sobre “Atualidades em Reabilitação Vestibular no Tratamento das Vertigens” foi conduzido pelas professoras: Adirléia Machado Alves, Lídia Carolina Nogueira Oriolo e Pâmela Camila Pereira, que apresentaram aos alunos as novidades relacionadas ao diagnóstico e tratamento de vertigens, bem como estudos relevantes da área.
Ainda no primeiro dia do evento, foi inaugurado o Momento Cultural, que contou com a presença do humorista Cléber Rosa, que é atração nas redes sociais, com o conhecido canal do Youtube “Reclamação do Dia”. O poket show "Nói que é Pobre" arrancou risos e gargalhadas do público, por meio das sátiras inclusive, envolvendo os alunos e professores.
No segundo dia do evento, a palestra “Fisioterapia Respiratória no Paciente Neurológico Crítico” foi ministrada pela fisioterapeuta Dra. Paloma Módena e, em seguida, “Método Pilates no tratamento de Hérnia de Disco” foi abordado pela fisioterapeuta Dra. Fernanda de Souza Silva.
Na visão dos alunos, a jornada foi um sucesso, como confirmou Cintia Maiara Fernandes: “a XIII Jornada foi uma experiência ótima, ter participado da comissão organizadora me fez crescer tanto quanto as palestras e os minicursos, o trabalho em equipe e tudo que foi falado vai ser muito útil nos estágios. O stand up com o Cleber foi ótimo, valeu muito ter feito parte da jornada”.
O coordenador do curso, Prof. Dr. Luis Henrique Sales Oliveira, agradeceu o empenho dos envolvidos na organização do evento e destacou que mais de 80% dos alunos estiveram presentes. Informou ainda, que as palestras do dia 12, foram ministradas por ex-alunas do curso, ressaltando que a segurança e capacidade técnica que mostraram são um indicativo do que o curso oferece aos alunos. Ele falou também, dos altos índices de empregabilidade alcançado pelos alunos da Fisioterapia da FEPI, sendo que em 2016 todos os alunos formados conseguiram emprego e em 2015, mesmo com a crise, 80% ingressaram no mercado de trabalho.
Cumprindo a proposta de dar aos alunos a oportunidade de ter contato com diversas áreas dentro da fisioterapia e oferecer a eles maior capacitação durante a graduação, no período da tarde foram ministrados os minicursos: Fisioterapia Esportiva nas lesões da articulação do quadril, Fisioterapia no Tratamento dos Distúrbios do Sono, Quiropraxia Clínica, Atualização em Fisioterapia Dermatofuncional: Radiofrequência; Imagenologia dos tecidos e Partes Moles do Sistema Músculo-Esquelético, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC).
Tour virtual