Notícias

I Seminário de Pós-Graduação abordou a ética e habilidades para o profissional do futuro


10 de agosto de 2017
 

 
O Centro Universitário de Itajubá – FEPI, por meio da Diretoria de Pós-Graduação, promoveu, no dia 05/07 o 1º Seminário de Pós-Graduação, cujo tema foi “o conhecimento em foco”.

O evento foi uma oportunidade para a discussão e troca de experiências entre todos os participantes e, como salientou a Reitora da FEPI, Prof. Cidélia Maria Barbosa Lima, “é uma chance única dos alunos, pesquisadores e docentes trocarem experiências, além de terem contato com o que a Pós-Graduação tem produzido”.

No período da manhã, foi ministrada a palestra “Ética em Pesquisa – A identidade da Ciência”, pelo Prof. Dr. Luís Henrique Sales Oliveira. Ele falou sobre o crescimento de publicações, levando à reflexão sobre o que de fato é relevante para a sociedade; instigou os presentes sobre as responsabilidades éticas e morais imprescindíveis sobretudo para um pesquisador e explicou as competências do comitê de ética e sua importância. 

O debate mediado pela Profª Ana Carolina Carneiro Lopes, no período da tarde focou nas “7 habilidades críticas para o profissional do futuro”. Participaram da mesa redonda, o Diretor de Pós-Graduação, Prof. Rafael Colucci; o Prof. Bruno Nadai; a Profª. Patrícia Caldeira e o Prof. Rodolfo Malagó, que discorreram sobre o tema proposto e compartilharam um pouco de suas experiências profissionais.

Sobre do evento a aluna do curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior, Marília Jobom Sartori exclamou: “Achei interessante reunir os alunos de pós-graduação para tratar de assuntos que são comuns a todos. Achei ótima a contribuição dos professores na mesa redonda, especialmente sobre a leitura com a Profª Patrícia Caldeira”. Ela falou também, da importância do curso de pós:  “Durante toda a minha formação no mestrado e doutorado eu nunca tive contato com o exercício da docência, ser professor é uma atividade de muita responsabilidade e eu não me sentia qualificada para dar aulas, achei que seria pertinente investir nessa parte pedagógica e o curso tem me acrescentado muito”.

O sucesso do evento foi confirmado Prof. Rafael Colucci. “Foi a primeira vez que organizamos um evento direcionado exclusivamente para os alunos de Pós-Graduação e o objetivo foi trazer conhecimentos que complementem a já sólida formação que eles têm, levando em conta as individualidades de cada curso”. E ele complementou: “Trouxemos algo que pudesse unir todos os alunos e mostrar que, a partir de redes de colaboração, liderança por influência, pensar fora da caixa, serem criativos, eles conseguiriam talvez transpor as dificuldades que o mercado apresenta e complementar a formação que possuem, foi bem positivo concluiu o professor.

A Pró-reitora Acadêmica Prof. Magda Rochael enfatizou também, que estamos na era do conhecimento, e não existe mais data para encerrar os estudos como acontecia antigamente. Hoje é preciso estar em constante atualização pois o mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais qualificados. E os cursos de pós-graduação da FEPI têm esse objetivo de capacitar e garantir empregabilidade aos profissionais.
Tour virtual