Notícias

Os Cursos de Letras e Pedagogia promovem palestra sobre Literatura Infanto-Juvenil

 
03 de abril de 2019
 

Na manhã do dia 30 de março, os alunos dos Cursos de Letras e Pedagogia participaram de uma palestra intitulada “A Literatura Infanto-Juvenil na sala de aula”, ministrada pela Professora Maria de Lourdes Mancilha Nunes Matos.

A palestrante convidada é graduada em Letras pelo Centro Universitário de Itajubá – Fepi, possui vasta experiência na docência no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, atuando como professora de Literatura, Língua Portuguesa e Redação, além de lecionar, a professora Maria de Lourdes atua como Diretora Escolar.

 

Inicialmente, foram apresentados dados sobre a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, mostrando o imprescindível papel do professor como o principal motivador do hábito de leitura como parte constante do desenvolvimento dos alunos. Em seguida, a professora destacou que atualmente os alunos deixam de ser passivos no processo de aprendizagem e por este motivo necessitam de metodologias de ensino diferenciadas, voltadas para a realidade destes nativos digitais. Para finalizar, a professora apresentou diversas ideias de projetos literários que podem ser desenvolvidos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, todos voltados para a participação ativa dos alunos durante todo o processo. Para a professora Maria de Lourdes “O papel da escola é possibilitar novos caminhos de aprendizagem, utilizando a literatura infanto-juvenil para plantar sementes positivas em nossos alunos”.
 

A palestra contribuiu para a formação crítica dos futuros profissionais de Letras e Pedagogia e foi proposta pelo Projeto Integrador: Literatura Infanto-Juvenil, disciplina do 3º período e ministrada pela Profa. Dra. Giuliana Capistrano.
Tour virtual