Notícias

Palestra sobre sexualidade, gênero e transgênero é ministrada a alunos que farão o Enade


17 de maio de 2017
 

 
Na segunda-feira (08/05), às 19h30, o Centro Universitário de Itajubá FEPI promoveu a palestra “Sexualidade e Diversidades de Gênero”, com a psicóloga com formação em sexologia clínica e ex-aluna Patrícia Veloso, com o objetivo de promover reflexões sobre o tema visando melhor preparar os alunos para o ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

A palestra foi ministrada aos alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia, afinal: “Discutir relações de gênero é obrigatoriamente discutir relações humanas e sociais, e sexualidade faz parte da vida humana” defendeu a palestrante.

De acordo com Patrícia, discutir o tema é necessário para esclarecer as pessoas, sobretudo aos que serão professores futuramente. Ao longo da palestra ela foi contextualizando o tema, destacando e esclarecendo a questão da identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual e sexo biológico, citando que embora há relatos muito antigos de homossexualidade, o Brasil e México ainda estão no topo do ranking que classifica os países com maior incidência de homicídios contra o público – LGBT (acrônimo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). 

A aluna do curso de Letras Renata de Matos Gonçalves classificou a palestra como sendo fundamental: “Achei super relevante abordar esse tema, apesar de acreditar que deveria ser mais discutido e em todas as fases da educação pois é vivência, é do ser humano, é conhecimento, e tende a facilitar aceitação das diferenças, afinal, não somos iguais nem biologicamente dizendo, quiçá no comportamento. Quanto mais se fala de determinado assunto, maior o entendimento a respeito dele”.

Por meio de dinâmica, exposição do tema, esclarecimento de dúvidas no decorrer da palestras e vídeos de apoio, os alunos puderam ter acesso a informações que privilegiaram o conhecimento, mas sobretudo, o respeito.

Na visão da coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Ângela Maria Azevedo Morais “a palestra superou as expectativas, o conteúdo será útil para os alunos ao longo de toda carreira deles” salientou a coordenadora.
Tour virtual