Notícias

Professores da FEPI lançam livro sobre Fisiologia da Obesidade e Emagrecimento

 
12 de dezembro de 2018
 

Os Professores do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Ronaldo Júlio Baganha, Alexandre Souza e Silva, Luís Henrique Sales Oliveira e as Professoras, Andréa Tiengo e Aline Aparecida Pereira, lançaram o livro Fisiologia da Obesidade e Emagrecimento – Atividade Física e Dieta, no dia 07/12 às 19h30, na Instituição.

Familiares, amigos, coordenadores, professores, funcionários da FEPI e alunos, prestigiaram o coquetel de lançamento que aconteceu no Auditório Antônio de Oliveira Rosa.

Orgulhosa das pesquisas que culminaram na produção do livro, a Magnífica Reitora do Centro Universitário de Itajubá, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima destacou o trabalho ímpar que os professores realizam na instituição: “É uma satisfação enorme tê-los como parte de nossa equipe, vê-los avançando sempre, se superando, produzindo com tanta qualidade e gerando conhecimento que faz a diferença na vida das pessoas. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos livros publicados e que outros professores também trilhem esse caminho”.

“Só quem escreve sabe o quanto é difícil; de certa forma, nos tornamos vulneráveis ao julgamento de quem lê, escrever é sobretudo, um ato de coragem” disse o Vice-Reitor da FEPI, Prof. Erwin Rolf Mádisson Júnior.

Um dos autores, o Prof. Ronaldo Baganha, frisou o apoio da FEPI que, a todo instante tornou possível o trabalho da equipe envolvida na produção do livro. Ele contou que tudo começou com o Projeto “Medida Certa”, que aconteceu no ano passado: “Conforme a sugestão do Prof. Mádisson que nos desafiou a implantar o projeto visando promover melhorias na qualidade de vida dos funcionários, começamos a desenvolver esse trabalho que envolveu tanta gente e trouxe tantos bons frutos”.

Sobre o processo de redação do livro, o Professor Alexandre Silva salientou: “Mais do que um grupo, formamos uma equipe, e a vaidade perdeu espaço totalmente, esse trabalho é fruto da dedicação de todos, os dados obtidos no projeto “Medida Certa” forneceu material para muitos artigos publicados em revistas nacionais, internacionais, Trabalhos de Conclusão de Curso, Teses de Mestrado e Doutorado, então, estava na hora de torná-lo mais acessível a um público maior”.

O Professor Luís Henrique, destacou que “tornar nossos trabalhos de pesquisa mais acessíveis por meio desse livro, foi um desafio, demandou muitas horas de dedicação, mas com muito empenho e respeito até mesmo às divergências de pensamentos entre nós, pois a ciência permite isso, essa obra foi concluída”. Ele adiantou que estão planejando mais publicações para o próximo ano.
A Pró-Reitora Acadêmica Profª Magda Cristina Nascimento Rochael, e o Diretor Executivo, Prof. Benedito Giffoni, também parabenizaram os professores pela obra publicada e por representarem a FEPI com tanta excelência.
Após falarem com os presentes, os professores autografaram os livros e celebraram essa conquista importante para eles e para o Centro Universitário de Itajubá.
Tour virtual