Notícias

Semana Jurídica do curso de Direito da FEPI completa 10 anos

 
 

09 de maio de 2018


Em sua 10ª edição, a Semana Jurídica do curso de Direito do Centro Universitário de Itajubá – FEPI contou com presença de grandes nomes do meio jurídico que trouxeram palestras sobre temas atuais e levaram os alunos a importantes reflexões.

Na abertura do evento a Magnífica Reitora, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima declarou: “Estamos orgulhosos pois o curso completa 10 anos, é um curso forte, amadurecido, vemos o reflexo disso na qualidade dos profissionais que têm sido formados aqui na instituição”.

No primeiro dia da Semana Jurídica o Prof. Leonardo Pantaleão falou sobre a Colaboração premiada e seus efeitos na segurança jurídica do país; esclarecendo que ela é um meio para obtenção de provas e que um juiz não pode julgar apenas com base na delação. Ele apresentou os prós e contras e a respeito disso declarou: “Dificilmente chegariam até os mandantes de crimes sem esse recurso, mas a legislação não traz limites o que pode passar a mensagem de que o crime compensa e que importa é documenta-lo bem, para poder livrar-se depois, ou pagar o mínimo possível por um dano causado”.

No segundo dia “Proteção jurídica da criança consumidora” foi o tema da palestra ministrada pela Profª Roberta Densa. Ao longo da palestra ela alertou: “Não podemos “criticar” as crianças sem refletir sobre a conduta dos pais, é a nossa forma de vida que tem sido repassada para elas, também não é correto culpar a publicidade, ela apenas percebe nossa forma de vida, funcionando como um termômetro, um sintoma; é função do direito precisa criar limites com base em critérios sólidos, desprovido de ideologias e, com isso, proteger as crianças” disse a palestrante. 

O Prof. Luiz Dellore encerrou a semana com a palestra “Medidas Atípicas na Execução” apresentando argumentos prós e contras para que os alunos possam formar convicções. Ele destacou que a atipicidade de medidas executivas já é uma realidade e que elas podem ser um meio de garantia para que o réu pague de alguma forma pelo dano causado. Na visão dele, isso pode contribuir para diminuir o senso de impunidade que assola a nação. 

Participando do evento pela primeira vez, a aluna Fabiana Teodoro do 1° período relatou: “Achei fantásticas e inspiradoras as palestras ministradas na Semana Jurídica, de forma muito didática os palestrantes deram um show nos temas apresentados. Estou ansiosa para a Sejur 2019”.

Para o coordenador Prof. Fabiano Franklin Santiago Grilo, a Sejur desse ano foi notável: “Mais uma vez os alunos tiveram, não só a oportunidade de potencializar o aprendizado através de uma visão interacadêmica com temas bastante atuais e imbricados, como também se aproximarem da realidade profissional nas diversas áreas do conhecimento jurídico, absorvendo em larga escala experiências práticas e interdisciplinares preparadas pelos palestrantes, diga se de passagem com titulação acadêmica formidável.” No encerramento o Professor destacou alguns dos diferenciais do Curso de Direito da FEPI, lembrando que a instituição nunca poupou esforços em investir na qualidade do ensino e na excelência de seus professores, o que faz com que os alunos do curso cada vez mais se tornem a elite acadêmica.
Tour virtual