Os Cursos de Letras e Pedagogia promovem palestra sobre os Direitos Humanos

Na manhã do dia 23 de março, os alunos dos Cursos de Letras e Pedagogia participaram de uma palestra intitulada “Os Direitos Humanos: o princípio da dignidade humana na contemporaneidade”, ministrada pelo Prof. Me. Marcos Antônio de Olivas.

O palestrante convidado é docente do Centro Universitário de Itajubá- Fepi e possui vasto conhecimento sobre o processo de construção e estruturação dos Direitos Humanos, bem como sobre suas implicações nos diversos contextos sociais da contemporaneidade. Em sua apresentação o Prof. Olivas relatou que os Direitos Humanos possuem como base a liberdade, a igualdade e a fraternidade e para que sejam respeitados é fundamental que cada indivíduo exerça sua cidadania pautada em os princípios e em valores éticos.

A palestra contribuiu para a formação crítica dos futuros profissionais de Letras e Pedagogia e foi proposta pela disciplina Atividades Teórico-Prática: Práticas de Aprofundamento, que embasa o Projeto Integrador: Multiculturalismo, Cidadania e Cibercultura. A metodologia dessas disciplinas enfoca uma nova forma de abordar o currículo, deixando a visão tradicional de ensino e passando a enfatizar uma nova forma de trabalhar dentro de sala de aula, como uma estratégia pedagógica, de caráter interdisciplinar. O Projeto Integrador juntamente com as Atividades Teórico Práticas, atuam como um eixo articulador do currículo, sinalizando a construção de competências e desenvolvimento da criatividade do aluno a partir de realização conjunta de trabalhos em equipe e pesquisa sistematizada.

O palestrante convidado é docente do Centro Universitário de Itajubá- Fepi e possui vasto conhecimento sobre o processo de construção e estruturação dos Direitos Humanos, bem como sobre suas implicações nos diversos contextos sociais da contemporaneidade. Em sua apresentação o Prof. Olivas relatou que os Direitos Humanos possuem como base a liberdade, a igualdade e a fraternidade e para que sejam respeitados é fundamental que cada indivíduo exerça sua cidadania pautada em os princípios e em valores éticos.
A palestra contribuiu para a formação crítica dos futuros profissionais de Letras e Pedagogia e foi proposta pela disciplina Atividades Teórico-Prática: Práticas de Aprofundamento, que embasa o Projeto Integrador: Multiculturalismo, Cidadania e Cibercultura. A metodologia dessas disciplinas enfoca uma nova forma de abordar o currículo, deixando a visão tradicional de ensino e passando a enfatizar uma nova forma de trabalhar dentro de sala de aula, como uma estratégia pedagógica, de caráter interdisciplinar. O Projeto Integrador juntamente com as Atividades Teórico Práticas, atuam como um eixo articulador do currículo, sinalizando a construção de competências e desenvolvimento da criatividade do aluno a partir de realização conjunta de trabalhos em equipe e pesquisa sistematizada.
Desta forma, a palestra foi mais uma estratégia utilizada pela professora Rosângela  Benedita Ribeiro, para encurtar a distância entre o discurso teórico e a prática contextualizada.