scaneie o código ou clique aqui

Parceria entre FEPI e Centro Municipal de Reabilitação proporciona aumento do número de atendimentos à população

A FEPI – Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá assinou o acordo de cooperação com a Prefeitura Municipal de Itajubá para fornecer mão de obra de Professores e estagiários para trabalhar no Centro Municipal de Reabilitação de Fisioterapia.

Desde o dia 23/09 quatro alunas do curso de Fisioterapia da FEPI, e professores, passaram a integrar a equipe do Centro Municipal de Reabilitação. A estimativa é de que a parceria resulte em um aumento de 30% dos atendimentos à população.

A iniciativa do projeto se deu por meio do Coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Dr. Luis Henrique Sales Oliveira e o Secretário de Saúde Prof. Dr. Nilo César do Vale Baracho. Sobre a oportunidade de os alunos terem esse contato com a população, podendo contribuir para o município o coordenador do curso declarou: “que uma das preocupações da FEPI é auxiliar a comunidade ao qual está inserida, e o curso de Fisioterapia participa ativamente destas ações, com uma média anual aproximada de 15000 atendimentos fisioterapêuticos via serviço público de saúde em Itajubá e cidades vizinhas. Para a FEPI a qualidade dos atendimentos realizados pelo curso de Fisioterapia, por meio dos alunos supervisionados por seus professores não é somente vista como diferencial e sim como uma oportunidade que o curso tem de se inserir na contribuição sociocomunitária que lhe é esperada de forma ativa”.

A qualidade do atendimento prestado tem sido bastante elogiada pelos pacientes, como confirmou a sra. Maria Aparecida dos Santos Marinho: “O atendimento é muito bom, estou no meio do tratamento e já estou recuperando o movimento dos pés, que estavam atrofiados, e sentido menos dores, melhorei bastante”.

Sobre a importância de prestar um serviço de qualidade para a comunidade, a Reitora do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima completou: “Um dos objetivos do Centro Universitário de Itajubá é a extensão de suas atividades à Comunidade, utilizando os conhecimentos adquiridos pelos alunos em trabalhos necessários para a região. Neste Acordo de Cooperação todos são beneficiados, a Prefeitura Municipal de Itajubá, que pode ampliar o atendimento à população, os alunos e professores do Centro Universitário de Itajubá, que podem aplicar e aprimorar conhecimentos, e a Comunidade da região, que terá melhoria de sua qualidade de vida.”

A experiência tem sido enriquecedora conforme comentou o Prof. Dr. José Dilermando Costa Júnior, que tem orientado os alunos com outros dois professores do curso: “Essa iniciativa tem sido muito positiva para os alunos pois permite que exerçam as atividades práticas de forma muito melhor, mais aprofundada, porém, o ganho não é apenas a aplicação dos conhecimentos técnicos, mas esse contato com pessoas diferentes e a vivência da realidade da profissão”. O professor elogiou o espaço e a receptividade da equipe que já atuava no Centro de Reabilitação e sobre suas expectativas declarou: “esperamos que essa parceria se prolongue por muitos anos, pois todos ganham, alunos, professores, profissionais e principalmente, a comunidade”.

Sobre a parceria, a Fisioterapeuta, Mylvia Faria Pereira, disse: “toda parceria é bem-vinda principalmente quando o objetivo final é a humanização e valorização do paciente e seu bem-estar”.

Tainara Nielly Alves, aluna do 7º período do curso declarou: “Tem sido uma experiência maravilhosa, é gratificante ver o paciente chegar com dor e sair feliz recuperado, sem nenhuma queixa, os professores dispostos a nos ajudar, dando todo apoio, estamos gostando muito”.

Centro Municipal de Reabilitação

Atendimento Presencial: Rua João Antônio Pereira, 469, Varginha

Telefone: 35 3622-0446

Horário de Funcionamento: das 07h às 17h.

Dias de atendimento: segunda, quarta e sexta-feira.

Outras parcerias. Outro acordo de cooperação firmado entre FEPI e Prefeitura é o Projeto Academia Espaço Livre que promove atividades físicas, gratuitas, à população, leia mais clicando aqui.