Prof. Mário Vitor Pinheiro lança livro sobre “Avaliação Técnica e Histórica das enchentes de Itajubá”

Analisando dados existentes sobre as enchentes em Itajubá – MG com a finalidade de permitir com que autoridades do Poder Executivo, Legislativo, Defesa Civil, imprensa e a população em geral tenham informações e conhecimento sobre o assunto, o Professor do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Mário Vitor Pinheiro, lançou no mês de maio o livro: “Avaliação Técnica e Histórica das enchentes de Itajubá”.Foram relatadas no livro enchentes de 1821 até 2000, o livro aborda o histórico das cheias, datas desses eventos, os níveis que atingiram, fotos e a avaliação técnica para referenciar o nível das enchentes em uma estação base para comparação entre as cheias ocorridas, além da análise estatística sobre a taxa de retorno das enchentes.

“Conhecer sobre a história de nossa cidade é algo bastante motivador. Relatar sobre os fatos ocorridos como as enchentes e algo que serve como base para estudos técnicos em obras e projetos a serem desenvolvidos para o crescimento de Itajubá. A grande dificuldade foi encontrar documentos e fotos antigas dessas cheia, que só foi possível graças a pessoas que se preocupam com a nossa história. Passei por algumas delas e sei o quão difícil é supera-las quando ocorrem. É também um documentário que poderá ser guardado com facilidade nos dias de hoje diante da tecnologia disponível e para que nossos filhos possam conhecer um pouco da nossa história” disse o autor.

O livro poderá ser adquirido na própria editora: “Novas Edições Acadêmicas” com o título “Avaliação Técnica e Histórica das enchentes em Itajubá – MG”.

O professor Demarcus Werdine, coordenador do Curso de Engenharia Civil, parabeniza o Professor Mario Vitor Pinheiro por este trabalho que muito contribuirá não somente com o meio acadêmico mas também com a sociedade Itajubense.