Semana do curso de Educação Física discute integração entre saúde e esporte

A XI Semana do curso de Educação Física do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, foi realizada nos dias 28, 29 e 30/08 e contou com profissionais de várias áreas ligadas ao esporte e saúde visando instruir os alunos em atividades práticas e colaborar com a formação deles também por meio conteúdos técnicos e científicos.

Na abertura do evento a Magnífica Reitora do Centro Universitário, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima declarou: “É sempre um prazer prestigiar os eventos do curso e ver a excelência com que tudo foi preparado, o planejamento é muito importante e algo imprescindível para terem sucesso na carreira e em vários aspectos da vida. Além disso, a organização do evento é parte de uma disciplina do curso, e vocês desempenharam o trabalho de forma brilhante”.

A palestra de abertura: Nutrição esportiva – Expectativa x Realidade, ministrada pela nutricionista Andréa Tiengo, trouxe aos alunos princípios da nutrição esportiva esclarecendo que ela não existe sem atividade física e visa melhoria de desempenho. E esclareceu: “Dietas Low carb e jejum intermitente, são estratégias utilizadas em casos específicos, não uma receita milagrosa e que se aplica a todo mundo. Não é simplesmente cortando alimentos que os resultados vão vir, é comendo certo” e alertou: “Saúde, é bem-estar físico e mental, temos que nos questionar como profissionais da saúde se temos contribuído para a insatisfação crônica dos pacientes insistindo em padrões irreais”.

Ainda no primeiro dia do evento após o coffe-break, Tiago Marques de Rezende falou sobre “Avaliação do esforço com as mudanças de direção e trajetórias curvilíneas: Uma abordagem experimental em praticantes de modalidades coletivas”, destacando a importância desses estudos principalmente na prevenção de lesões. E encerrando o primeiro dia, após a palestra “Futebol: Pedagogia do Esporte” ministrada por Gabriel Campos foi realizada uma Oficina de Futsal.

No segundo dia da semana acadêmica, “Análise de desempenho em equipes de futebol” foi o assunto trazido por Maurício Marinho e, em seguida, “Estrutura e organização do treinamento pelo modelo de sinos – um atendimento aplicado aos esportes de combate” foi abordado por Rafael Júlio Fachina. À noite, os alunos aprenderam mais sobre treinamento funcional para corrida em uma oficina ministrada por Gabriel Margotti Graciani.

Fechando a semana do curso mais sobre treinamento funcional foi abordado, dessa vez como preparação para a modalidade Triathlon. Gabriel Margotti Graciani, mostrou exemplos de exercícios e a importância e eficiência do treinamento na melhoria de desempenho e prevenção de lesões. A última palestra da XI Semana Acadêmica foi sobre os benefícios da Psicomotricidade para o esporte, Cristiane Amaral de Souza, explicou fundamentos básicos da Psicomotricidade e como aplicá-la ao esporte, relatando e expondo casos reais em que os ganhos foram visíveis e mudaram para melhor, a vida de crianças.

Jonas Henrique Santos, aluno do curso que ajudou na organização do evento, falou do desafio e do quanto foi enriquecedor fazer parte dessa edição da Semana Acadêmica: “É interessante estar envolvido, ver o empenho e dedicação de todos os colegas em prol do evento, é o que tem feito com que cresça a cada ano”.

“Parabenizo os alunos pela organização, o Prof. Me. Silvio César Cristóvão por assessorá-los, foram debatidos conhecimentos muito diversificados, certamente todos que participaram saíram enriquecidos com muita informação relevante” concluiu o coordenador do curso, Prof. Dr. Alexandre de Souza e Silva.