Variações linguísticas e o ensino de Língua Portuguesa é tema da XVIII Seletras

Na Semana Acadêmica do curso de Letras – Seletras, alunos, professores, ex-alunos e convidados puderam aprofundar conhecimentos relacionados à Língua Portuguesa. O evento aconteceu dos dias 07 a 09/10, no Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

A palestra de abertura abordou o tema da Seletras: “Variações linguísticas e o ensino de Língua Portuguesa: práticas docentes idealizadas e realizadas”, ministrada pela Profª Drª. Adriana Cintra de Carvalho Pinto.

“A 18ª Seletras foi um grande sucesso, nos três dias de evento, os alunos puderam aprender muito sobre a prática docente, as variações linguísticas, a lexicografia e conhecerem mais sobre a carreira docente, encerramos com uma palestra de comunicação eficiente em sala de aula, ministrada pelo Prof. André Mancilha; tenho certeza de que os alunos, convidados e ex-aunos tiveram oportunidades de adquirirem novas experiências e novos conhecimentos”. Destacou a coordenadora do curso, Profª Ma. Patrícia de Lucas Caldeira Rocha.

A relevância do evento foi confirmada pela aluna Karla Viviane Serpa Ferreira: “A semana de Letras significou muito para mim, as palestras foram incríveis, certamente nos proporcionaram uma nova visão para quando estivermos em sala de aula, tivemos acesso a teorias e práticas linguísticas e pedagógicas que nos incentivam a buscar a excelência no trabalho com os alunos que teremos em breve” disse a aluna.

Além das duas palestras, a semana contou com três minicursos: “O que é uma palavra? Um percurso da Lexicografia até os Softwares de Extração Automática de palavras?” ministrada pela Profª Pâmela Teixeira Ribeiro; “Variação Linguística e Avaliação Social” ministrada pelo Prof. André Poltronieri Santos e “Jovem também é professor de língua portuguesa: aspectos teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade” ministrada pelo Prof. Alex Júnior Bilhoto Faria.