VI Simpósio Fisioterapia Respiratória e Tabagismo é sucesso de público

No dia 04/09 a Liga de Fisioterapia Respiratória e Tabagismo do Centro Universitário de Itajubá – FEPI realizou o IV simpósio que, assim como as edições anteriores, foi sucesso de público, contando com 88 alunos do curso.

O Simpósio contou com três palestras sendo a primeira delas “Mobilização Precoce e Recursos Tecnológicos em Pacientes Graves” ministrada pela Fisioterapeuta e ex-aluna da FEPI Vivian Cruz. Além de falar sobre os recursos, a forma de utilizá-los e expor fotografias dos procedimentos e aparelhos utilizados, Vivian relatou a experiência de ingressar em um curso de especialização em uma instituição de grande porte como a Unicamp – Universidade de Campinas. “No início achei que teria muita dificuldade, tive receio de não acompanhar os demais alunos, mas fui surpreendida positivamente, minha experiência aqui na FEPI, com os eventos, participação nas ligas acadêmicas e toda a estrutura que o curso oferece foram diferenciais que têm me ajudado muito, o curso não deixa a desejar em nada, pelo contrário, nos prepara muito bem para desafios maiores”.

Na sequência a Fisioterapeuta Juliana Rezende Valadares falou sobre “Técnicas Atuais e Convencionais de Fisioterapia Respiratória – Evidências Científicas” e fechando o Simpósio, o Fisioterapeuta Juscelino Sérgio Amâncio falou sobre “Fisioterapia na Síndrome pós Doença Crítica Crônica”.

Na visão da Presidente da Liga de Fisioterapia Respiratória e Tabagismo, Amanda Sales, foi muito gratificante organizar o evento: “Ver que toda nossa dedicação trouxe ótimos resultados, proporcionado novos conhecimentos e saber que ainda ajudaremos quem precisa é recompensador! Tivemos grande ajuda da nossa Orientadora, Professora Pâmela Camila Pereira e nosso coordenador, Professor Luís Henrique Sales Oliveira, que nos ajudaram sobre como prosseguir e organizar tudo. Arrecadamos uma boa quantia de alimentos (318Kg), que serão doados para a Vila Vicentina; tivemos ótimos retornos dos alunos e professores que participaram do evento. Só queremos agradecer a todos que participaram, alunos, professores, palestrantes e patrocinadores, sem vocês não teríamos conseguido”.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Luís Henrique Sales Oliveira destacou “eventos com esse perfil solidário fazem com que o aluno se preocupe mais com o papel social que o profissional de saúde necessita ter. O melhor de tudo, é que no curso de Fisioterapia da FEPI o que se propõe com finalidade científica, voluntária ou social é abraçado pelos alunos de forma ímpar, e isso nos motiva cada vez mais. Parabenizo os palestrantes de quem tive o privilégio de ser professor, todos os integrantes da LAFREST e demais alunos participantes. ”