Visita técnica monitorada dos alunos de Ciências Biológicas ao Aterro Sanitário de Tremembé – SP

No dia 27 de abril de 2018, os alunos do curso de Ciências Biológicas fizeram uma visita técnica monitorada ao aterro sanitário de Tremembé – SP, acompanhados pela profa. Laiz Furlan Balioni. Dirigido pela empresa ESTRE, o aterro recebe e trata o lixo doméstico e outros resíduos industriais advindos de várias cidades do Estado de São Paulo, garantindo que o resíduo perigoso não ofereça risco à saúde pública. A área destinada para a captação destes resíduos tem dimensão aumentada ao logo dos tempos e a cada dia é ampliado o número de empresas e entidades públicas que utilizam dos serviços.

Os alunos puderam conhecer o sistema de impermeabilização do solo de uma célula de aterro devidamente licenciadas pela Cetesb, que foi desenhada especificamente para receber resíduos classe I (perigosos). O local de depósito dos resíduos inclui compactação e utilização de geomembranas de PEAD (polietileno de alta densidade) e possui estrutura técnica e operacional para tratamento de resíduos que necessitem de adequação físico-química para a disposição correta dos mesmos.

A visita possibilitou além do conhecimento técnico, a reflexão acerta da quantidade gigantesca de resíduos tóxicos nocivos ao meio ambiente e à saúde, que são diariamente produzidos e necessitam de destino correto. Os alunos conscientizaram-se de que a gestão de resíduos, desde sua geração até o destino final, com o mínimo de impacto ao ambiente natural é uma das ações do Biólogo dentro das empresas preocupadas com a manutenção dos recursos naturais.