scaneie o código ou clique aqui

5 dicas para manter uma rotina de estudos saudável

 

A faculdade é um dos momentos de transição de vida de qualquer pessoa. É a partir dela que o perfil profissional será moldado de maneira radical. Se você acabou de sair do ensino médio, é a porta de entrada para uma carreira, e se já está no mercado de trabalho, altera todas as perspectivas.

A instituição em si é muito importante, mas a rotina de estudos define o seu sucesso e o grau de aproveitamento. Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo com 5 dicas para manter uma rotina saudável que impulsiona os resultados. Confira!

1. Comece pela sua rotina
A rotina de estudos será parte de outra rotina, a do seu dia a dia. Reconheça as prioridades cotidianas e tarefas que devem ser realizadas ao longo de um determinado período. Ao longo da semana, por exemplo.

De nada adianta criar um cronograma de estudos se na prática deverá se desviar dele para cumprir outras atividades que não podem ser deixadas de lado.

2. Escolha um local
O lugar em que você vai estudar é muito importante, e depende das suas necessidades. Tem pessoas que gostam de ir à biblioteca, e outras que se sentem extremamente desconfortáveis fora de casa para isso.

Escolha locais:

Tranquilos e sem interrupções;
Sem distrações;
Com tudo o que é necessário à mão;
Aconchegantes para serem prazerosos, mas não muito para não cair no sono!

3. Defina os tempos e métodos
Pegue uma folha em branco e divida em quatro partes. A primeira de difíceis e trabalhosas; a segunda, difíceis e simples; em seguida fáceis e trabalhosas; por fim, fáceis e simples.

Em cada parte, coloque as disciplinas de acordo com o que você acha delas. Se o cálculo é um problema sério, vai na primeira parte. Se geometria você tira de letra, na quarta.

Assim, dê prioridade nessa sequência. No cronograma coloque as mais difíceis e trabalhosas, pois é quando você tem mais gás para estudar. Termine com as fáceis e prazerosas, assim é possível fazer sem gastar energia à toa, e você sai com a sensação de alívio por ter estudado, e prazer por terminar com algo que gosta.

4. Seja maleável
É essencial ter horários muito bem definidos para realizar as atividades necessárias, caso contrário, acaba deixando algo passar ou nem mesmo são concluídas. Porém, seja tolerante consigo mesmo.

Se a disciplina em questão te deixa esgotado, se permita fazer pausas. Não use esse tempo para atualizar o status, ou mandar mensagem, mas para relaxar.

É essencial reservar um horário fixo do dia para estudar, mas a educação serve para libertar, então a rotina não pode ser uma prisão.

5. Busque uma vida equilibrada
Em alguns momentos é essencial focar em uma só atividade e esquecer o restante. Porém, em uma rotina adequada, você precisa de lazer, alimentação saudável e atividade física.

Não pense que vai conseguir estudar durante todo o tempo disponível. O cansaço chega, a empolgação cai, e você pode até perder a vontade de fazer o que gosta.

Na rotina de estudos não esqueça de incluir esses momentos de reflexão e para curtir a vida. A melhor maneira de absorver conteúdo e reter o conhecimento, é buscando uma vida plena.