scaneie o código ou clique aqui

A cultura organizacional como produção de engajamento

No dia 14 de abril do ano de 2021, às 19h, os alunos do primeiro período do Curso de Administração assistiram à palestra intitulada “A cultura organizacional como produção de engajamento” ministrada pelo professor Dr. Diego Henrique Pereira. O evento reflete as metodologias de ensino implementadas pelo prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva na disciplina Gestão de Pessoas e Equipes. Tais metodologias buscam interações com profissionais atuantes nas áreas específicas da referida disciplina para favorecer o processo de aprendizagem.

O prof. Diego Pereira é Doutor em Ciências da Linguagem, com especialização em Gestão Estratégica do Capital Humano, Pedagogia Organizacional e Educação Corporativa. Em seu discurso, ele trouxe à tona a importância da cultura organizacional para o engajamento profissional e enfatizou a conexão afetiva, a qual aumenta o senso de pertencimento, dada no momento da identificação do colaborador com o propósito da empresa. Elucidou, ainda, que as metas da organização passam a ser, também, os objetivos do funcionário, haja visto a rotina colaborativa na execução daquilo em que realmente acredita.

Para o prof. Suerlilton, além de promover um retorno positivo à disciplina, a fala do prof. Diego Pereira corroborou o saber já apreendido pelos futuros administradores, trazendo conhecimentos sobre o mercado de trabalho. Enfático, o palestrante elucidou a importância do engajamento profissional como fator motivacional e primordial para a satisfação dos colaboradores no bom desempenho de suas atividades. Ademais, trouxe à tona que os profissionais engajados contagiam positivamente os colegas no ambiente de trabalho, pois tal comportamento, atrelado a uma cultura organizacional forte, desencadeia um relacionamento positivo, levando ao aumento da satisfação e, consequentemente, à otimização do clima organizacional.

Para a aluna Lara Vitória de Souza, o compartilhamento de conhecimentos e experiências, por meio de um bate papo descontraído, garantiu a atenção de todos, tornando a palestra muito interessante. Em seu relato, o aluno Gustavo Fonseca Ribeiro considerou a palestra produtiva e de muita contribuição para todos os alunos, “por ter promovido maior entendimento sobre a importância da cultura organizacional para o sucesso da empresa, evidenciando que esta cultura é vida e não apenas papel”.