scaneie o código ou clique aqui

Alunas da Liga Acadêmica de Fisioterapia Respiratória e Tabagismo fazem campanha do dia mundial sem tabaco

As alunas do curso de Fisioterapia que compõem a Liga acadêmica de FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E TABAGISMO – LAFREST realizaram campanha contra o fumo no dia 31 de maio, DIA MUNDIAL SEM TABACO. Distribuíram um folder de orientações aos alunos e funcionários da instituição sobre os malefícios do consumo do tabaco.

Dia Mundial da Luta contra o Tabaco também conhecido como “Dia Contra o Cigarro”, tem o objetivo de alertar os fumadores sobre os perigos do tabagismo e os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. É uma iniciativa usada para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.

A professora Pâmela Pereira orientadora da Liga acadêmica considera que a campanha visa o “Tabaco e a Saúde Pulmonar” priorizando a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como ASMA e doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC (que inclui bronquite e enfisema). Além disso, a data alerta sobre o tabaco fumado que, em quaisquer de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão; e sobre o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo.

O curso de Fisioterapia entende que é importante o desenvolvimento de habilidades, cumprimento de tarefas, e preenchimento de papéis sociais para uma qualidade de vida satisfatória, pois este dia visa contribuir para proteger as gerações presentes e futuras, não apenas dessas consequências para a saúde, mas também para proteger da destruição ambiental, econômica e social causada pela utilização do tabaco.