scaneie o código ou clique aqui

Aluno do curso de Letras apresenta pesquisa de iniciação científica sobre obra de Ariano Suassuna durante o XV Congresso Maiorólogico, em Aparecida-SP

De 01 a 03 de junho, Josimar Diogo da Silva, aluno do 5° período do curso de Letras e bolsista FAPEMIG, participou do XV Congresso Mariológico em Aparecida-SP, congresso que reúne estudantes e pesquisadores de Teologia, Ciências da Religião e outras áreas do conhecimento que se interessam pela figura e representatividade da Virgem Maria. No evento, o aluno apresentou sua pesquisa de iniciação científica, financiada pela FAPEMIG e orientada pela Profa. Dra. Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade, intitulada “A Compadecida de Ariano Suassuna como símbolo de resistência e libertação”. Em sua pesquisa de iniciação científica, o aluno reflete sobre o papel da Virgem Maria, A Compadecida, personagem da obra O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna na cena do julgamento pós vida das personagens, e seu posicionamento a favor dos mais pobres, marginalizados e excluídos estabelecendo um profundo diálogo entre a obra de Suassuna e a Teologia da Libertação em um de seus principais postulados: a opção preferencial pelos pobres.

Segundo o aluno, a apresentação de sua pesquisa a um grupo predominantemente formado por teólogos e cientistas da religião implica em um novo olhar sobre a figura de Maria, uma vez que parte de uma obra literária, sem deixar de refletir a realidade na qual nos encontramos inseridos.

Texto desenvolvido pela coordenação do curso de Letras.

 

Skip to content