Os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizaram um Projeto de Extensão com o objetivo de criar ferramentas para auxiliar na comunicação entre crianças com Transtorno no Espectro Autista (TEA) e seus familiares, educadores e profissionais de saúde.
Foram desenvolvidos dois aplicativos, chamados “Sistema de Comunicação por Troca de Figuras – PECS” e “Querofalar”. De acordo com os alunos, ambos possuem interfaces amigáveis e de fácil utilização pelos usuários.
Segundo o professor responsável pelo acompanhamento do projeto, Rogério Ottoboni, esses aplicativos trarão maior facilidade no acompanhamento da rotina das pessoas com TEA: “Eles permitirão a organização das tarefas diárias, oferecerão jogos educativos e possibilitarão uma melhor percepção do estado emocional da pessoa com TEA. Além disso, os aplicativos possibilitarão a criação de pranchas de comunicação alternativa e uma agenda interativa para todos os envolvidos. Essas ferramentas são de extrema importância, pois contribuem para a inclusão e o desenvolvimento das crianças com TEA, proporcionando uma melhor comunicação e interação com seu ambiente.”
O projeto demonstra o comprometimento dos alunos e da Instituição em buscar soluções tecnológicas que beneficiem a sociedade.