scaneie o código ou clique aqui

Assuntos em alta na Engenharia Mecânica são abordados em aula magna do curso

Aconteceu no dia 08 de março, a Aula Magna do Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, para os alunos de 1º e 2º períodos.

Neste dia, os professores Marcos Vieira e Roberto Meira Junior abordaram temas de extrema relevância para os acadêmicos, tais como:

– Indústria 4.0 e as inovações para a Engenharia Mecânica

– Manutenção Mecânica (Manutenção preditiva, vibrações)

– Simulação e Análise na Engenharia Mecânica (Mecânica, Térmica, Fluidos)

– Carro Elétrico e Automático: o futuro dos veículos

– Engenharia Mecânica em energias renováveis

Encantado com a palestra o aluno Emanuel Antônio Mendonça Raimundo exclamou: “Achei uma experiência interessante; iremos encontrar situações adversas em nossa rotina na Engenharia e, foi citado desde o primeiro dia de curso, seremos profissionais para solucionar problemas, nessa aula os professores trouxeram fatos que ilustrou isso, suas habilidades e experiências práticas. Podemos atribuir como experiência para termos atitudes proativas e desenvoltura para enfrentamos desafios em nossa rotina de trabalho. Vimos que pequenos detalhes podem nos diferenciar como profissionais”.

A experiência foi esclarecedora, também para o aluno Pedro Lucas Prado e Silva: “Foi uma ótima aula, gostei bastante, tanto que antes eu tinha dúvida se era essa Engenharia que eu queria fazer e agora decidi que sim, é essa! Logo após a aula ainda falei com o professor Roberto, foi uma aula muito esclarecedora, e produtiva tirou todas minhas dúvidas e me deu um norte”.

“Eu achei bem produtivo e bem informativo, toda esta experiência contribuiu para que, no meu caso, ajudasse a escolher melhor o campo da quero estudar e me aprofundar, com relação aos professores são super legais e espontâneos, sabem explicar muito bem e com muita experiência o que nos ajuda em nossa formação e escolhas. Eu gostaria de ter mais algumas aulas dessas, com relatos e fatos que acontecem no nosso futuro ramo, para acrescentar em nosso conhecimento” sugeriu Issac Faria Kunze.

Para o Prof. Marcos Vieira, “A magna foi um importante momento para apresentar aos alunos um pouco da realidade da indústria e uma oportunidade para passar experiências vividas por nós professores, durante nossa carreira ao longo dos anos, em alguns ramos da Engenharia Mecânica. Espero que este momento tenha contribuído para orientar os alunos quanto as oportunidades e desafios dentro da carreira, nesta área que estão iniciando. ”

Prof. Roberto Meira declarou: “É importante associar a vivência e a experiência dos professores com as expectativas dos alunos que estão iniciando o curso. Essa visão a longo prazo permite aos alunos identificar as janelas de oportunidades oferecidas ao longo do curso, bem como conhecer as diversas abordagens possíveis da carreira. Foi um momento enriquecedor tanto para os alunos quanto para os professores que participaram do evento”.

E para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica Prof. Dr. Marcio de Oliveira: “A Aula Magna é importante para trazer aos alunos novatos, temas da Engenharia que são importantes e estão dentre dos destaques atuais, para que os alunos possam se preparar para a vida profissional.”