scaneie o código ou clique aqui

Aula Magna dos cursos de Letras e Pedagogia discutiu sobre a aprendizagem baseada em jogos

Marcando oficialmente o início de mais um semestre letivo, os cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, reuniram-se, no dia 02/03, para a Aula Magna que abordou o tema: “A aprendizagem baseada em jogos”.

A palestra foi ministrada pela Profª. Ma. Isabella Capistrano Cunha Soares que salientou que os jogos são responsáveis por favorecer o desenvolvimento afetivo, cognitivo e moral, além de permitir ao aluno estabelecer relações e resolver problemas. A palestrante ressaltou que quando utilizamos os jogos “contribuímos com a construção da autonomia intelectual do aluno e para o professor, o jogo permite conhecer como o aluno pensa, o quanto ele sabe ou ainda precisa saber a respeito do que está sendo proposto”.

Para a aluna Marcelly Hévelin Souza Braga, do 1º período do curso de Pedagogia “A Aula Magna abriu mais os meus olhos para os jogos e como eles contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração, da interação e da aprendizagem, não somente de crianças, mas adolescentes e até mesmo adultos. É também uma ferramenta eficaz para auxiliar nos desafios da educação trazendo estratégias que ultrapassem o limite do ensino tradicional, para um desenvolvimento transformador, crítico e humanizado do aluno. Essa Aula Magna foi uma ótima experiência!”

Para a aluna Isabela de Faria Vaz, do 1º período do curso de Letras “A Aula Magna do Curso de Letras “Aprendizagem baseada em Jogos” foi muito proveitosa. A Professora Isabela ressaltou como os jogos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. A palestrante também apresentou algumas sugestões de jogos que podem tornar as aulas de Língua Portuguesa mais dinâmicas. Achei muito importante a turma ter uma aula como essa, pois irá nos ajudar como futuros educadores!

Na visão da coordenadora do Curso de Letras, Profª. Patrícia de Lucas Caldeira Rocha a palestra foi muito enriquecedora pois os alunos tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre os jogos na educação, além de conhecerem alguns jogos que podem ser desenvolvidos com o auxílio das TIC’s.

De acordo com a coordenadora do Curso de Pedagogia, Profª Ana Carolina Carneiro Lopes a Aula Magma proporcionou aos alunos, futuros educadores, refletirem sobre a prática de jogos como intervenção pedagógica na sala de aula. Ela ressaltou que estamos vivenciando mudanças significativas na reorganização escolar e assim percebemos a necessidade de dinamizar as aulas tornando-as criativas, inovadoras e prazerosas para os alunos, neste contexto, os jogos podem desempenhar este importante papel na busca pela aprendizagem.