scaneie o código ou clique aqui

Campanha de vacinação contra a Brucelose Bovina: parceria entre Prefeitura de Wenceslau e o curso de Medicina Veterinária da Fepi

Durante os dias, 17,18 e 19 de Novembro foi realizada a Campanha de Vacinação Contra a brucelose bovina no município de Wenceslau Braz, com o intuito de prevenir a doença, bem como fornecer educação sanitária a população. Visto que, a brucelose é uma zoonose causada por bactérias do gênero Brucella e é transmitida através do consumo de leite cru, carne ou contato com urina, carcaças, restos fetais e acidentes com a aplicação da vacina. Assim, para o controle da doença o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, em que o médico veterinário habilitado atua na realização de testes diagnósticos, vacinação de fêmeas bovinas de três a oito meses de idade, além do exame para o transito interestadual de bovinos, bem como certificação de propriedades livres da doença.

A campanha foi realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Wenceslau Braz e dos estudantes do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, os quais deram suporte ao médico veterinário Felipe Toledo, responsável pela campanha. O programa de vacinação obteve a participação de seis alunos, contabilizando durante os três dias carga horária de 30 horas. As quais possibilitaram as famílias assistidas, melhorias no desenvolvimento socioeconômico e aos alunos, desenvolvimento profissional e de características extensionistas. Preparando assim, os futuros médicos veterinários para o mercado de trabalho.