scaneie o código ou clique aqui

Conheça as áreas de atuação para quem se forma em Administração

O curso de administração é um dos mais procurados por alunos do Brasil inteiro. É uma formação ampla, que habilita o profissional a trabalhar em diversas áreas dentro das empresas, por isso é uma carreira que encontra lugar para os mais diferentes tipos de personalidade.

Você se interessa por administração e tem vontade de cursar uma formação superior na área? Conheça o curso de administração FEPI – Centro Universitário de Itajubá, que forma profissionais com responsabilidade social, espírito empreendedor e visão organizacional. Aproveite e conheça também os outros cursos oferecidos.

E se você quer conhecer melhor as áreas nas quais um administrador pode atuar, continue lendo este artigo!

Conheça as 5 principais áreas de atuação para administradores

Um profissional formado em administração pode atuar em diversos setores de uma empresa pública ou privada. Conhecendo bem suas opções, fica mais fácil imaginar em qual delas você poderia encaixar melhor seus sonhos e aspirações. Acompanhe!

1. Gestão Financeira
Provavelmente, quando você pensa na atuação de um administrador, imagina que ele lide diariamente com os recursos financeiros de uma empresa, controlando entradas e saídas, contas a pagar e receber, orçamentos e pagamentos. O que você está imaginando é a atuação do administrador na gestão financeira. Se você gosta de números, é bom com cálculos e muito organizado, essa pode ser a sua área.

2. Logística
Controlar estoque, armazenamento, entregas, rotas de transporte e distribuição são as tarefas do administrador que trabalha com logística. O objetivo, aqui, é fazer com que recebimentos e entregas aconteçam dentro do prazo, ao menor custo e com a maior eficiência possível. É a área ideal para quem gosta de cronogramas, planejamentos e organização.

3. Gestão de pessoas
Na administração de pessoas, o profissional vai lidar com o recurso mais valioso de uma empresa, seus colaboradores. Ele vai cuidar dos processos de seleção, contratação e treinamentos de funcionários, mas também tem ação importante na missão de manter os talentos na empresa, de acordo com as políticas e a cultura da organização. Desenvolve organogramas internos e deve sempre propor melhorias para a valorização do funcionário. Se você gosta de lidar com pessoas e tem espírito de liderança, essa pode ser a área ideal.

4. Marketing
É a área responsável pela comunicação com o consumidor. Aqui, o administrador deve conhecer o público-alvo da empresa e entender suas dores por meio de pesquisa de mercado, estratégias de comunicação e até propostas de produtos. Com o fortalecimento da internet como peça importante no marketing digital, esse profissional também pode trabalhar com mídias sociais. Ideal para pessoas comunicativas, criativas e inovadoras.

5. Planejamento estratégico
Talvez uma das áreas mais importantes de uma empresa moderna e atualizada, o planejamento estratégico visa a definição de metas e objetivos, bem como as estratégias e metodologias para alcançá-los, a fim de que a empresa tenha um crescimento contínuo e saudável.

Nessa área, o administrador é responsável pelas análises de mercado, avaliação de pontos fortes e pontes de melhoria, elaboração das estratégias e acompanhamento de resultados. Se você tem pensamento crítico e é um planejador nato, invista nessa área.

E lembre-se: a FEPI tem os melhores cursos em graduação, pós graduação e extensão para você realizar seus sonhos!