Engenharia de Produção
O Curso
É a engenharia que desenvolve, trabalha, administra todo processo produtivo de uma empresa. Ela integra recursos humanos e recursos técnicos e faz todo o gerenciamento para otimizar os resultados. É a engenharia que veio suprir uma necessidade que o mercado tinha de formar um engenheiro que tenha uma visão holística capaz de integrar todas as outras engenharias e otimizar o resultado operacional. É a engenharia que mais cresce e que mais emprega no Brasil.
Modalidade: Bacharelado
Duração do Curso: 5 anos
Turno: noturno
Vagas: 50
Coordenação
Graduação: Engenharia de Controle e Automação (UNIFEI)
Mestrado: Engenharia de Produção (UNIFEI)
E-mail:
Corpo Docente
Profa. Dra. Adriana Rezende Faria Taets Silva
Prof. Dr. Antônio Suerlilton Barbosa da Silva
Prof. Dr. Carlos Adriano Corrêa Ribeiro
Prof Dr. Evaldo Renó Faria Cintra
Prof. Me. Fábio Luis Figueiredo Fernandes
Prof. Dr. Luiz Gustavo Dias Lopes
Prof. Me. Marcos Vieira de Souza
Prof. Me. Mário Vitor Pinheiro
Prof. Dr. Pedro Alberto Chaib de Sousa Bernardes
Prof. Me. Rafael Costa Ferreira
Prof. Me. Roberto Meira Junior
Prof. Me. Rodrigo Barbosa Lima
Profa. Dra. Stella Maris Rodrigues Simões
Profa. Ma. Sueni Daiana Faustino
Profa. Dra. Thaisla Andriele da Silva
Áreas de atuação
Existem várias perspectivas e possibilidades de inserção profissional. O engenheiro de produção poderá atuar em toda cadeia produtiva de empresas de produção de bens e ou de serviços.
- Indústria automobilística;
- Indústria alimentícia;
- Indústria aeronáutica;
- Indústria de equipamentos;
- Empresas de transporte aéreo, marítimo, construção, hospitais, consultoria em geral;
- Instituições e empresas públicas tais como Correios, Petrobras, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, empresas privadas de petróleo, usinas de açúcar, empresas de telefonia, agro-indústria, Bancos, Seguradoras, Fundo de pensão, etc.
1. GESTÃO DA PRODUÇÃO 1.1. Gestão de Sistemas de Produção; 1.2. Planejamento e Controle da Produção; 1.3. Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos; 1.3.1. Arranjo físico de Máquinas, Equipamentos e Facilidades; 1.3.2. Movimentação de Materiais; 1.4. Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais; 1.5. Gestão da Manutenção; 1.6. Simulação da Produção; 1.7. Gestão de Processos Produtivo; 1.7.1. Gestão de Processos Produtivos Discretos; 1.7.2. Gestão de Processos Produtivos Contínuos; 1.7.3. Gestão da Automatização de Equipamentos e Processos; 1.7.4. Planejamento de Processos Produtivos.
2. GESTÃO DA QUALIDADE 2.1. Controle Estatístico da Qualidade; 2.2. Normalização e Certificação para a Qualidade; 2.3. Organização Metrológica da Qualidade; 2.4. Confiabilidade de Equipamentos, Máquinas e Produtos; 2.5. Qualidade em Serviços.
3. GESTÃO ECONÔMICA 3.1. Engenharia Econômica; 3.2. Gestão de Custos; 3.3. Gestão Financeira de Projetos; 3.4. Gestão de Investimentos.
4. ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO 4.1. Organização do Trabalho; 4.2. Psicologia do Trabalho; 4.3. Biomecânica Ocupacional; 4.4. Segurança do Trabalho; 4.5. Análise e Prevenção de Riscos de Acidentes; 4.6. Ergonomia; 4.6.1. Ergonomia do Produto; 4.6.2. Ergonomia do Processo.
5. GESTÃO DO PRODUTO 5.1. Pesquisa de Mercado; 5.2. Planejamento do Produto; 5.3. Metodologia de Projeto do Produto; 5.4. Engenharia de Produto; 5.5. Marketing do Produto.
6. PESQUISA OPERACIONAL 6.1. Programação Matemática; 6.2. Decisão Multicriterial; 6.3. Processos Estocásticos; 6.4. Simulação; 6.5. Teoria da Decisão e Teoria dos Jogos; 6.6. Análise de Demandas por Produtos.
7. GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL 7.1. Avaliação de Mercado; 7.2. Planejamento Estratégico; 7.3. Estratégias de Produção; 7.4. Empreendedorismo; 7.5. Organização Industrial; 7.6. Estratégia de Marketing; 7.7. Redes de Empresas e Gestão da Cadeia Produtiva.
8. GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL 8.1. Gestão da Inovação; 8.2. Gestão da Tecnologia; 8.3. Gestão da Informação de Produção; 8.3.1. Sistemas de Informações de Gestão; 8.3.2. Sistemas de Apoio à Decisão.
9. GESTÃO AMBIENTAL 9.1. Gestão de Recursos Naturais; 9.2. Gestão Energética; 9.3. Gestão de Resíduos Industriais.
10. EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 10.1. Estudo do Ensino de Engenharia de Produção; 10.2. Estudo do Desenvolvimento e Aplicação da Pesquisa em Engenharia de Produção; 10.3. Estudo da Prática Profissional em Engenharia de Produção.
Profissão
“Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos, especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia”.
Mercado de trabalho
Existem várias perspectivas e possibilidades de inserção profissional. O engenheiro de produção poderá atuar em toda cadeia produtiva de empresas de produção de bens e ou de serviços.
- Indústria automobilística;
- Indústria alimentícia;
- Indústria aeronáutica;
- Indústria de equipamentos.
O município de Itajubá possui um dos maiores distritos industriais da região do Sul de Minas Gerais, com indústrias de grande e médio porte, concentradas principalmente no setor de tecnologia e, gerando milhares de empregos.
Dentre as principais indústrias do município podemos destacar: HELIBRAS, única fabricante de helicópteros da América latina; IMBEL, indústria estatal de armamento bélico; MAHLE, fabricante de autopeças; ALCOA do Brasil fabricante de autopeças; AREVA, fabricante de transformadores; CABELAUTO do Brasil, fabricante de autopeças; STABILUS, indústria de complementos automotivos; COMPEX, fabricante de produtos de informática; EMDEP do Brasil, fabricante de autopeças; FANIA, fabricante de autopeças; HIGIDENT do Brasil, indústria de cosméticos; INTERMEC, fabricante de produtos de informática; INTERWAY, fabricante de produtos de informática; IRMÃOS FERRINI, indústria alimentícia; MAFITA (atual FRIVASA), indústria frigorífica; NEUROTEC, indústria biomédica e tecnologia; ÔMEGA, indústria de micro-mecânica; SISVÔO, indústria de componentes eletrônicos; USIMICRONS, fábrica de ferramentas; ALPHA DIGI, fabricante de equipamentos de segurança; INTERMEC, fabricante de produtos de automação; USINAGEM MOABE (Usinagem industrial), entre outras.
Locais de Estágios
Indústrias dos mais diversos ramos: metal-mecânica metalúrgicas, siderúrgicas, autopeças, montadoras, etc;
Empresas prestadoras de serviço (instituições financeiras, telefônicas, logística, etc;
Empresas comerciais (grandes redes de varejo, hipermercados, comércio, etc.
Educação continuada
Neste mundo de muitas mudanças aqueles que têm sede de aprender vão herdar o futuro. A educação continuada deve estar sempre presente na vida das pessoas. Por isso, recomendamos aos alunos para se planejar e fazer cursos de extensão, de aperfeiçoamento, de pós-graduação etc. Devemos sempre buscar o conhecimento e acompanhar a evolução.
Laboratórios
O curso de Engenharia de Produção conta atualmente com os seguintes laboratórios disponíveis, para a realização de aulas práticas:
- Laboratório de Automação: Utilizado para a realização de projetos de sistemas automatizados envolvendo Controladores Lógicos Programáveis, Redes Industriais, Pneumática e Eletropneumática. Oferece aos alunos módulos de desenvolvimento de aplicações pneumáticas e eletropneumáticas, além de sensores, atuadores e controladores necessários à compreensão dos sistemas automatizados presentes em processos contínuos e discretos.
- Laboratório de Física: Projetado para atender às aulas práticas, que permitem aos alunos compreender melhor os fenômenos físicos, que ocorrem na natureza em geral e no ambiente em que vivemos.
- Laboratório de Metrologia: Equipado com vários equipamentos de medição que permitam realizar controles dimensionais e de acabamento superficial, em peças metálicas ou não.
- Laboratório de Química: Destina-se principalmente às aulas práticas de química. Os alunos podem conduzir vários experimentos, identificando os vários tipos de reações, suas características e aplicações que estas podem ter em processos industriais. Os alunos podem também aplicar os conhecimentos adquiridos no entendimento dos processos químicos industriais.
- Laboratório de Processamento de Dados LPD: Equipado com computadores e softwares da última geração que permitem elaborar projetos de desenvolvimento e de melhoria. Nestes laboratórios são ministradas as aulas de informática CAD e CAM. Os alunos têm a oportunidade de utilizar a tecnologia da modelagem sólida paramétrica, baseada em características construtivas (features); desenvolvimento de projetos com o uso de técnicas de modelagem sólida paramétrica; criação de modelos sólidos paramétricos de peças e conjuntos mecânicos; criação de desenhos técnicos a partir de modelos sólidos paramétricos.
- Laboratório de Fenômenos de Transporte: Equipado com um sistema hidráulico, que permite realizar diversos ensaios e medições de pressão, temperatura, vazão, etc.
- Laboratório de Fabricação Mecânica: Equipado com várias máquinas e equipamentos para a fabricação de peças. Entre as máquinas estão os tornos CNC, fresadoras CNC e também máquinas convencionais como furadeiras, plainas etc. Os alunos podem simular e executar a fabricação de peças, protótipos etc.
- Laboratório de Eletricidade: Equipado com diversos equipamentos que permitem aos alunos montar circuitos elétricos e realizar medições de tensão, corrente, etc. Os alunos têm a oportunidade de fazer simulações e testes para reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula.