Engenharia Mecânica
O curso
A proposta do curso é implementar um plano curricular sólido e rico em conteúdo básico, profissionalizante e específico possibilitando ao futuro engenheiro a capacidade de estudar e projetar sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e elementos de máquinas, desenvolver e analisar a seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção, podendo também coordenar, fiscalizar e executar instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas.
O Curso de Engenharia Mecânica nasce da missão da FEPI – Centro Universitário de Itajubá de buscar o desenvolvimento regional e do país, proporcionando qualificação em nível superior em consonância com as necessidades das empresas aqui implantadas. Nos últimos 10 anos, a região de Itajubá tem crescido industrialmente de forma muito significativa, o que gerou uma carência muito grande de engenheiros mecânicos para suprir as necessidades das empresas sediadas. Além disto, existe uma demanda muito grande de pessoas provenientes do ensino médio como também de trabalhadores fortemente motivados para fazer o curso de engenharia mecânica. O país tem crescido em diversas áreas o que tem impulsionado a necessidade de pessoas qualificadas no mercado de trabalho, principalmente por engenheiros. Antes do início do curso, foi feita uma pesquisa de mercado e os resultados obtidos mostraram que o público se interessava da oferta do mesmo em período noturno para permitir que os alunos possam trabalhar durante o dia e estudar à noite. Por esta razão, o curso é noturno.
O objetivo do curso é formar profissionais altamente qualificados para atuar em toda a cadeia produtiva, provendo soluções tecnológicas para as atividades do setor, bem como gerenciar os processos produtivos e os recursos neles disponíveis, com ética, responsabilidade social e ambiental.
Visa também formar profissionais para atuarem em indústrias de base, tais como: mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos; em indústrias de produção de bens como indústrias de alimentos, eletrodomésticos, brinquedos; nas indústrias: automobilísticas, de equipamentos, de aeronáutica; no setor de instalações tais como: geração de energia, refrigeração e climatização; em indústrias que produzem máquinas e equipamentos e em empresas prestadoras de serviços; em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria.
Modalidade: Bacharelado
Duração do curso: 5 anos
Turno: Noturno
Vagas: 50 vagas
Coordenação:
Prof. Me. Thiago Gonçalves de Oliveira
Graduação: Engenharia Mecânica | Centro Universitário de Itajubá – FEPI
Mestrado: Engenharia Mecânica | Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
E-mail:
Corpo docente
Profa. Dra. Adriana Rezende Faria Taets Silva
Prof. Dr. Antonio Suerlilton Barbosa da Silva
Prof. Dr. Carlos Adriano Corrêa Ribeiro
Prof. Dr. Evaldo Renó Faria Cintra
Prof. Me. Fábio Luis Figueiredo Fernandes
Prof. Dr. Luiz Gustavo Dias Lopes
Prof. Me. Marcos Vieira de Souza
Prof. Me. Mário Vitor Pinheiro
Prof. Me. Roberto Meira Junior
Prof. Me. Rodrigo Barbosa Lima
Profa. Ma. Sueni Daiana Faustino
Profa. Dra. Thaisla Andriele da Silva
Prof. Me. Thiago Gonçalves de Oliveira
Prof. Me. Valdinei de Paula Rodrigues
Existem várias perspectivas e possibilidades de inserção profissional do egresso após a sua formação dentro do município de Itajubá, na região Sul de Minas e São Paulo e ampliando-se para todas as oportunidades em outras regiões do país. Entre as empresas temos:
• Indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos)
• Indústrias de produção de bens (eletrodomésticos, brinquedos, alimentos)
• Indústrias automobilísticas, de equipamentos e de aeronáutica;
• setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização);
• Indústrias que produzem máquinas e equipamentos;
• Empresas prestadoras de serviços;
• Institutos e centros de pesquisa;órgãos governamentais,
• Escritórios de consultoria.
Dentre as principais indústrias do município podemos destacar: HELIBRAS, única fabricante de helicópteros da América latina; IMBEL, indústria estatal de armamento bélico; MAHLE, fabricante de autopeças; AEES POWER SYSTEMS DO BRASIL, fabricante de autopeças; ALSTON, fabricante de transformadores; CABELAUTO do Brasil, fabricante de autopeças; STABILUS, indústria de complementos automotivos, COMPEX, fabricante de produtos de informática; EMDEP do Brasil, fabricante de autopeças; FANIA, fabricante de autopeças; HIGIDENT do Brasil, indústria de cosméticos; INTERMEC, fabricante de produtos de informática; INTERWAY, fabricante de produtos de informática; FRIVASA, indústria frigorífica; NEUROTEC, indústria biomédica e tecnologia; ÔMEGA, indústria de micro-mecânica; SISVÔO, indústria de componentes eletrônicos; USIMICRONS, fábrica de ferramentas; ALPHA DIGI, fabricante de equipamentos de segurança; USINAGEM MOABE (Usinagem industrial) entre outras.
Laboratórios
Eletrônica Digital
Neste laboratório são ministradas as disciplinas práticas das disciplinas que abrangem a área de Eletrônica Digital, Sistemas de Controle e Instrumentação. São realizadas práticas com programação de dispositivos microcontrolados e simulação computacional de sistemas de controle clássico e moderno. Possui computadores atualizados e compatíveis com as necessidades do curso, além de módulos didáticos para o desenvolvimento das práticas laboratoriais.
Física
Aulas práticas para medição de massa e tempo, estudo do movimento retilíneo, variado e queda livre, obtenção da segunda lei de Newton e suas aplicações, conservação de energia, realizadas em módulos didáticos.
Caracterização de Materiais
Aulas práticas de instrumentos e equipamentos de medição como bloco padrão, escalas, paquímetros, micrômetros. Instrumentos auxiliares. Medição diferencial. Medição de ângulo. Noções sobre equipamentos de medição: perfilometro, rugosímetro, medidor de camada, circularímetro. O laboratório de Caracterização de Materiais também é utilizado para o aprendizado da análise de materiais. Os equipamentos são utilizados para estudo de materiais. Os equipamentos são utilizados para preparar a amostra de material, através da cortadora, embutidora e politriz. Em seguida a amostra é colocada no microscópio com uma câmera que capta sua imagem e realizado a análise por meio de um software específico.
Processos de Fabricação I
O laboratório de Processos de Fabricação I é equipado com tornos e fresadoras convencionais para aprendizado dos conceitos de usinagem de peças mecânicas. Os alunos podem simular e executar a fabricação de peças.
Processos de Fabricação II
O laboratório de Processos de Fabricação II é equipado com tornos e fresadoras CNC que, juntamente com o uso de software de simulação permitem o aluno aprender sobre a programação de máquinas CNC para fabricação de peças mecânicas. Os alunos podem simular e executar a fabricação de peças.
Soldagem
Neste laboratório o aluno irá aprender sobre os processos de soldagem. Como fazer corretamente o setup da máquina para a soldagem com eletrodo, soldagem MIG-MAG e Soldagem TIG. Também aprende as técnicas de soldagem e como analisar os resultados, verificando a qualidade da soldagem.
Automação Industrial
Utilizado para a realização de projetos de sistemas automatizados envolvendo Controladores Lógicos Programáveis, Redes Industriais, Pneumática, Eletropneumática e Hidropneumática. Oferece aos alunos módulos de desenvolvimento de aplicações pneumáticas, eletropneumáticas e Hidropneumáticas, além de sensores, atuadores e controladores necessários à compreensão dos sistemas automatizados presentes processos contínuos e discretos.
Hidráulica e Fenômenos de Transporte
Neste laboratório são realizadas aulas para medição de grandezas físicas dos fluidos (massa específica, volume específico, densidade), medidas de pressão, aplicação da Equação de Bernoulli em escoamento livres e em tubulações, medição de perda de carga em condutos forçados, medição de vazão e velocidade.
Laboratório LTI (Tecnologia da Informação):
O LTI é equipado com computadores e softwares da última geração que permitem elaborar projetos de desenvolvimento e de melhoria. Nestes laboratórios são ministradas as aulas de informática CAD e CAM. Os alunos têm a oportunidade de utilizar a tecnologia da modelagem sólida paramétrica, baseada em características construtivas (features); desenvolvimento de projetos com o uso de técnicas de modelagem sólida paramétrica; criação de modelos sólidos paramétricos de peças e conjuntos mecânicos; criação de desenhos técnicos a partir de modelos sólidos paramétricos.
Eletroeletrônica
Atende disciplina da área de eletricidade. Possui recursos necessários à prática envolvendo análise de sinais, circuitos eletrônicos e dispositivos eletrônicos de potência, bem como equipamentos para medição de grandezas elétricas.
Atende disciplinas de eletricidade. O laboratório possui recursos para estudos práticos em transformadores monofásicos e trifásicos, motores elétricos monofásicos, trifásicos, servomotores, bem como dispositivos de comando e acionamentos elétricos e drives para controle de máquinas elétricas.
Neste laboratório são ministradas as disciplinas práticas das disciplinas que abrangem a área de Eletrônica Digital, Sistemas de Controle e Instrumentação. São realizadas práticas com programação de dispositivos microcontrolados e simulação computacional de sistemas de controle clássico e moderno. Possui computadores atualizados e compatíveis com as necessidades do curso, além de módulos didáticos para o desenvolvimento das práticas laboratoriais.
Química
Aulas expositivas e práticas envolvendo caracterização e separação de misturas, preparo de solução, titulação, medidas de pH, eletrólise, reações espontâneas.