Medicina Veterinária
O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI foi implantado no ano de 2005, com o objetivo de formar profissionais generalistas com relação ao exercício de sua profissão, estando apto para compreender e atuar nos diferentes campos específicos da profissão, promovendo a saúde animal, humana e ambiental. Os graduados são preparados para se tornarem profissionais críticos, competentes e comprometidos com o bem-estar animal e da sociedade, capazes de transformar o mundo e a si mesmo, contribuindo para mudança social e econômica da região.
Informações adicionais:
Diferencial do curso
O curso de Medicina Veterinária está localizado na cidade de Itajubá, sul de Minas Gerais, na região do Alto Vale do Sapucaí. Esta região é rica em atividades ligadas ao agronegócio, o que permite o aprendizado pelo trabalho em estágios e aulas práticas que acontecem no Centro Veterinário da Fepi, amplo e equipado e em estabelecimentos conveniados com o curso. Itajubá também está próxima de grandes centros, como São Paulo e Belo Horizonte, o que favorece a instalação de profissionais especialistas na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, tornando a região, local de renomadas clínicas veterinárias. O curso é ainda contemplado por diversas características regionais que contribuem para formação de um Médico Veterinário completo, entre elas pelo bioma diversificado da Mata Atlântica, que permite desenvolver atividades ligadas a clínica e manejo de animais selvagens. Com todas estas características regionais, Itajubá e suas cidades circunvizinhas, demandam de profissionais Médicos Veterinários para atuarem no desenvolvimento de todas estas atividades, o que possibilita ao curso rápida e alta empregabilidade.
Modalidade: Bacharelado
Duração do Curso: 5 anos
Período: Diurno
Vagas: 60
- Corpo Docente
- Mercado de trabalho
- Educacional
- Falar com o Coordenador
Coordenação
Prof. Me. Aécio Silveira Raymundy
Mestrado em Reprodução, Sanidade e bem-estar animal (UNIFENAS)
Graduação em Medicina Veterinária. (Centro Universitário de Itajubá FEPI)
E-mail: veterinaria@fepi.br
Corpo docente
Prof. Me. Aécio Silveira Raymundy
Prof. Me. Caíque Augusto Ribeiro Gomes
Prof. Dr. Danilo Antonio Massafera
Prof. Me. Eduardo Souto de Castro Castricini
Prof. Me. José Roberto da Silva Filho
Prof. Me. Leonardo José Rennó Siqueira
Prof. Dr. Rodolfo Malagó
Profª. Ma Eloiza de Souza e Silva Ribeiro
Prof. Dr. Samuel Pereira Simonato
Áreas de atuação e mercado de trabalho
mercado de trabalho do Médico Veterinário é caracterizado por uma ampla gama de oportunidades. O Médico Veterinário poderá atuar em clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, atendendo as demandas dos proprietários e seus animais. O recém-formado do curso, poderá também atuar diretamente na produção animal, como a produção de carne e leite, com as mais diversas espécies (bovinos, caprinos, suínos, ovinos, etc), o que inclui a sanidade, a reprodução, a nutrição e o bem-estar destes animais.
O Médico Veterinário ainda está inserido na saúde pública, onde atua diretamente com o controle e erradicação de zoonoses (doenças transmitidas dos animais para os humanos), no desenvolvimento de produtos biológicos (vacinas e medicamentos) e na produção e inspeção de alimentos de origem animal (carne, leite, ovos, mel e pescado).
A preocupação mundial com a responsabilidade ambiental, exige que o Médico Veterinário atue na preservação do meio ambiente (fauna e flora), na clínica e no manejo de animais selvagens.
Entre outras diversas possibilidades de atuação, podemos destacar a Medicina Veterinária Legal (peritagem), gestão de propriedades rurais e de clínicas/hospitais veterinários e a vigilância sanitária.
Muitas destas áreas de atuações, são legalmente reconhecidas como atribuições exclusivas do Médico Veterinário, o que garante ao profissional ocupar estes postos de trabalhos em todo o país.
Educacional
O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI conta com estrutura completa para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos graduandos do curso. Fazem parte da estrutura do curso, salas de aulas equipadas para viabilizar estratégias de dinâmicas metodológicas variadas.
O professor pode também fazer uso dos laboratórios para execução de aulas práticas e estágios. Estes laboratórios estão localizados no Centro Universitário de Itajubá – FEPI e no moderno Centro Veterinário de propriedade da instituição.
Entre os principais laboratórios utilizados estão:
Laboratório de Anatomia Animal – onde acontecem aulas práticas para o estudo das características anatômicas dos animais, com identificação dos órgãos e sistemas.
Laboratório de bioquímica – onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das técnicas básicas de análises e procedimentos bioquímicos.
Laboratório de Microscopia - onde acontecem aulas práticas para o estudo das características morfológicas das células e tecidos e dos métodos de preparo de lâminas para análises citológicas e histológicas.
Laboratório de Microbiologia - onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das técnicas básicas de preparo de meios de cultura, execução das técnicas fundamentais de análise e caracterização microbiológica.
Laboratório de bromatologia - onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das técnicas básicas de análises e caracterização da composição de nutrientes.
Laboratório de Tecnologia de alimentos - onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das tecnologias empregadas na fabricação de produtos de origem animal.
Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal - onde acontecem aulas práticas e estágios de inspeção de leite e seus derivados, local de realização das análises físico-químicas e microbiológicas do leite.
E os localizados no Centro Veterinário:
Laboratório de Parasitologia - onde acontecem aulas práticas e estágios de parasitologia veterinária, com o desenvolvimento das principais técnicas parasitológicas para identificação dos agentes parasitários de importância na Medicina Veterinária.
Laboratório de Análises Clínicas - onde acontecem aulas práticas e estágios voltados ao diagnóstico laboratorial, com realização dos principais exames de rotina clínica na Medicina Veterinária.
Laboratório de Patologia - onde acontecem aulas práticas e estágios de patologia, com o desenvolvimento das principais técnicas de patologia, entre elas a necropsia, para diagnóstico anatomopatológico das possíveis doenças na Medicina Veterinária.
Laboratório de Práticas na Bovinocultura de Leite - onde acontecem aulas práticas e estágios de bovinocultura leiteira, o que possibilita que o aluno desenvolva práticas de manejo adequadas para pecuária de leite.
Centro Cirúrgico de Grandes Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios de cirurgia e Anestesiologia de grandes animais.
Centro Cirúrgico de Pequenos Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios em cirurgia e Anestesiologia de pequenos animais.
Curral de Grandes Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios relacionados com a bovinocultura de leite e corte e com a equinocultura. São desenvolvidas práticas de ensino direcionadas ao exame clínico, reprodução e clínica médicas de grandes animais.
Consultório de Clínica Médica de Pequenos Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios de clínica médica de pequenos animais. Neste local, além dos alunos vivenciarem a clínica médica de pequenos animais, podem desenvolver habilidades de relacionarem e expressarem com os tutores dos animais.
Ambulatório de Clínica Médica de Pequenos Animais - onde acontecem aulas práticas e estágios de clínica médicas de pequenos animais, assim como procedimentos ambulatoriais veterinários.
Além de toda esta infraestrutura, o aluno do curso de Medicina Veterinária conta com biblioteca, espaço de convivência, lanchonetes, entre outros espaços da instituição que favorecem seu aprendizado.
Horários