Medicina Veterinária
O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI foi implantado no ano de 2005, com o objetivo de formar profissionais generalistas com relação ao exercício de sua profissão, estando apto para compreender e atuar nos diferentes campos específicos da profissão, promovendo a saúde animal, humana e ambiental. Os graduados são preparados para se tornarem profissionais críticos, competentes e comprometidos com o bem-estar animal e da sociedade, capazes de transformar o mundo e a si mesmo, contribuindo para mudança social e econômica da região.
Informações adicionais:
Diferencial do curso
O curso de Medicina Veterinária está localizado na cidade de Itajubá, sul de Minas Gerais, na região do Alto Vale do Sapucaí. Esta região é rica em atividades ligadas ao agronegócio, o que permite o aprendizado pelo trabalho em estágios e aulas práticas que acontecem no Centro Veterinário da Fepi, amplo e equipado e em estabelecimentos conveniados com o curso. Itajubá também está próxima de grandes centros, como São Paulo e Belo Horizonte, o que favorece a instalação de profissionais especialistas na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, tornando a região, local de renomadas clínicas veterinárias. O curso é ainda contemplado por diversas características regionais que contribuem para formação de um Médico Veterinário completo, entre elas pelo bioma diversificado da Mata Atlântica, que permite desenvolver atividades ligadas a clínica e manejo de animais selvagens. Com todas estas características regionais, Itajubá e suas cidades circunvizinhas, demandam de profissionais Médicos Veterinários para atuarem no desenvolvimento de todas estas atividades, o que possibilita ao curso rápida e alta empregabilidade.
Modalidade: Bacharelado
Duração do Curso: 5 anos
Período: Diurno
Vagas: 60
Coordenação
Prof. Me. Aécio Silveira Raymundy
Graduação: Medicina Veterinária (Centro Universitário de Itajubá – FEPI)
Mestrado: Reprodução, Sanidade e bem-estar animal (UNIFENAS)
E-mail: veterinaria@fepi.br
Corpo docente
Prof. Me. Aécio Silveira Raymundy
Prof. Me. Caíque Augusto Ribeiro Gomes
Prof. Me. Eduardo Souto de Castro Castricini
Profª. Ma Eloiza de Souza e Silva Ribeir
Prof. Me. Leonardo José Rennó Siqueira
Prof.ª Ma. Maria Eduarda de Souza Teixeira Campos
Prof. Dr. Samuel Pereira Simonato
Profa. Ma. Thaynara Kellyn Teixeira
Áreas de atuação e mercado de trabalho
O mercado de trabalho do Médico Veterinário é caracterizado por uma ampla gama de oportunidades. O Médico Veterinário poderá atuar em clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, atendendo as demandas dos proprietários e seus animais. O recém-formado do curso, poderá também atuar diretamente na produção animal, como a produção de carne e leite, com as mais diversas espécies (bovinos, caprinos, suínos, ovinos, etc), o que inclui a sanidade, a reprodução, a nutrição e o bem-estar destes animais.
O Médico Veterinário ainda está inserido na saúde pública, onde atua diretamente com o controle e erradicação de zoonoses (doenças transmitidas dos animais para os humanos), no desenvolvimento de produtos biológicos (vacinas e medicamentos) e na produção e inspeção de alimentos de origem animal (carne, leite, ovos, mel e pescado).
A preocupação mundial com a responsabilidade ambiental, exige que o Médico Veterinário atue na preservação do meio ambiente (fauna e flora), na clínica e no manejo de animais selvagens.
Entre outras diversas possibilidades de atuação, podemos destacar a Medicina Veterinária Legal (peritagem), gestão de propriedades rurais e de clínicas/hospitais veterinários e a vigilância sanitária.
Muitas destas áreas de atuações, são legalmente reconhecidas como atribuições exclusivas do Médico Veterinário, o que garante ao profissional ocupar estes postos de trabalhos em todo o país.
Educacional
O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI conta com estrutura completa para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos graduandos do curso. Fazem parte da estrutura do curso, salas de aulas equipadas para viabilizar estratégias de dinâmicas metodológicas variadas.
O professor pode também fazer uso dos laboratórios para execução de aulas práticas e estágios. Estes laboratórios estão localizados no Centro Universitário de Itajubá – FEPI e no moderno Centro Veterinário de propriedade da instituição.
Entre os principais laboratórios utilizados estão:
Laboratório de Anatomia Animal – onde acontecem aulas práticas para o estudo das características anatômicas dos animais, com identificação dos órgãos e sistemas.
Laboratório de bioquímica – onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das técnicas básicas de análises e procedimentos bioquímicos.
Laboratório de Microscopia – onde acontecem aulas práticas para o estudo das características morfológicas das células e tecidos e dos métodos de preparo de lâminas para análises citológicas e histológicas.
Laboratório de Microbiologia – onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das técnicas básicas de preparo de meios de cultura, execução das técnicas fundamentais de análise e caracterização microbiológica.
Laboratório de Bromatologia – onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das técnicas básicas de análises e caracterização da composição de nutrientes.
Laboratório de Tecnologia de alimentos – onde acontecem aulas práticas para o aprendizado das tecnologias empregadas na fabricação de produtos de origem animal.
E os localizados no Centro Veterinário:
Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal – onde acontecem aulas práticas e estágios de inspeção de leite e seus derivados, local de realização das análises físico-químicas e microbiológicas do leite.
Laboratório de Parasitologia – onde acontecem aulas práticas e estágios de parasitologia veterinária, com o desenvolvimento das principais técnicas parasitológicas para identificação dos agentes parasitários de importância na Medicina Veterinária.
Laboratório de Análises Clínicas – onde acontecem aulas práticas e estágios voltados ao diagnóstico laboratorial, com realização dos principais exames de rotina clínica na Medicina Veterinária.
Laboratório de Patologia – onde acontecem aulas práticas e estágios de patologia, com o desenvolvimento das principais técnicas de patologia, entre elas a necropsia, para diagnóstico anatomopatológico das possíveis doenças na Medicina Veterinária.
Laboratório de Práticas na Bovinocultura de Leite – onde acontecem aulas práticas e estágios de bovinocultura leiteira, o que possibilita que o aluno desenvolva práticas de manejo adequadas para pecuária de leite.
Centro Cirúrgico de Grandes Animais – onde acontecem aulas práticas e estágios de cirurgia e Anestesiologia de grandes animais.
Centro Cirúrgico de Pequenos Animais – onde acontecem aulas práticas e estágios em cirurgia e Anestesiologia de pequenos animais.
Curral de Grandes Animais – onde acontecem aulas práticas e estágios relacionados com a bovinocultura de leite e corte e com a equinocultura. São desenvolvidas práticas de ensino direcionadas ao exame clínico, reprodução e clínica médicas de grandes animais.
Consultório de Clínica Médica de Pequenos Animais – onde acontecem aulas práticas e estágios de clínica médica de pequenos animais. Neste local, além dos alunos vivenciarem a clínica médica de pequenos animais, podem desenvolver habilidades de relacionarem e expressarem com os tutores dos animais.
Ambulatório de Clínica Médica de Pequenos Animais – onde acontecem aulas práticas e estágios de clínica médicas de pequenos animais, assim como procedimentos ambulatoriais veterinários.
Além de toda esta infraestrutura, o aluno do curso de Medicina Veterinária conta com biblioteca, espaço de convivência, lanchonetes, entre outros espaços da instituição que favorecem seu aprendizado.